Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3693
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Tecendo o fio da história: estudo sobre as contribuições do PIBID na formação inicial de bolsistas vinculados ao curso de pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.creator: | Jesus, Rosangela Alves de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Feitosa, Débora Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cordeiro, karina de Oliveira Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moura, Terciana Vidal |
Citación : | JESUS, Rosangela Alves de. Tecendo o fio da história: estudo sobre as contribuições do PIBID na formação inicial de bolsistas vinculados ao curso de pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa-BA. 2018. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | Pesquisas têm apontado problemas que permeiam o campo da formação de professores. Com isso, cresce a necessidade de investir em políticas e programas, para atender as carências constatadas. Diante deste cenário, surgiu a preocupação por parte do governo e entidades acadêmicas a criação de iniciativas para a melhoria na qualidade da formação docente, deste modo, políticas e programas de incentivo na formação inicial são formuladas, como é o caso do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Neste contexto e pensando nas implicações desta pesquisa, é que se objetivou analisar as contribuições do PIBID para a formação de licenciandos de Pedagogia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores, mais especificamente os bolsistas do Subprojeto: Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil. Deste modo, problematizou-se a seguinte questão: O Pibid contribui, com a formação inicial dos licenciandos de Pedagogia, especialmente os bolsistas do subprojeto: Educação Infantil? Para responder ao questionamento foi desenvolvido um estudo caso do subprojeto citado. O estudo desenvolveuse a partir de uma abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986, ANDRÈ, 2001, CHIZZOTTI, 2003; GALEFFI, 2009), com emprego de uma perspectiva autobiográfica (SOUZA, 2010; PASSEGGI et al, 2008; ABRAHÃO, 2007), utilizando como instrumento de recolha de dados, memoriais produzidos por cinco (5) bolsistas no âmbito do subprojeto. Desta forma, nos memoriais analisados foi possível constatar que o Pibid teve influências positivas, as quais coadunaram com a formação acadêmica de cada bolsista colaboradora. As contribuições se deram nos seguintes aspectos: possibilitou uma iniciação antecipada no contexto da sala de aula, permitindo assim, o conhecimento sobre os aspectos mais específicos da prática docente, além disso, promoveu articulação entre Escola e Universidade, desta forma, possibilitando uma formação com ênfase na intrínseca relação entre a teoria e a prática, além dessa constatação, foi possível observar também a iniciação à docência como um desafio e um dos desafios, se deve ao amplo número de atribuições no campo da docência. |
Palabras clave : | Formação de professores Licenciatura em Pedagogia Iniciação à docência |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 26-mar-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-27T12:23:46Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3693 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecendo_Fio_Historia_TCC_2018.pdf | 926,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.