Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3685
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | A Ludicidade como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Rosa, Aline Araujo da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gomes, Alessandra |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, Sabrina Torres |
Citación : | ROSA, Aline Araujo da. A ludicidade como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou realizar uma pesquisa qualitativa, com finalidade de trazer uma reflexão sobre o lúdico como um instrumento pedagógico na mediação da aprendizagem na infância. Uma vez que ela pode colaborar tornando a aula dinâmica e prazerosa motivando-as a aprender. Permitindo que a criança possa aprender dentro da sua realidade que é a brincadeira, pois é necessário que o professor permita a ação lúdica da criança na sala de aula, pois brincar também é importante para a criança estimulando para que ela desenvolva habilidade necessária para a sua vida. O trabalho de campo foi realizado em uma escola Municipal de Amargosa Bahia, por meio de observações, oficinas realizadas pela pesquisadora e entrevista com a professora da turma. A pesquisa teve como base fundamentações teóricas de autores tais como Kramer (2006 e 2007), Teixeira (2010), Kishimoto (2011), Vygotsky (1994) entre outros. A pesquisa demonstrou ser possível compreender que a utilização do lúdico na educação prevê metodologias agradáveis e adequadas para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e motor dos alunos e também para a sua compreensão social e individual. |
Palabras clave : | Educação - Ensino fundamental Educação lúdica Ensino-aprendizagem |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-26T20:04:07Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3685 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ludicidade_Como_Instrumento_TCC_2018.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.