Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3684
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Uso dos gêneros textuais para incentivo da leitura nas classes de alfabetização |
metadata.dc.creator: | Cruz, Tainá Queiroz da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cordeiro, Karina de Oliveira Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Erica Bastos da |
Référence bibliographique: | CRUZ, Tainá Queiroz da. Uso dos gêneros textuais para incentivo da leitura nas classes de alfabetização, Amargosa-BA. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem como tema central a importância da leitura, e como os gêneros textuais podem ser aliados dos professores, para a prática e o incentivo da leitura, em classes de alfabetização, e tem como objetivo principal investigar as possibilidades de os professores contribuirem para que os alunos desenvolvam o hábito e o prazer pela leitura, em classes de alfabetização usando os gêneros textuais. No referencial teórico foram abordados os temas, importância da leitura e gêneros textuais. Busquei apoio nos estudos de Lerner (2002), Freire (1989), Coscarelli (2007) e Marcushi (2000). Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa de carater qualitativo, com pesquisa bibliográfica e como instrumento de coleta de informações ou dados, foi utilizado a revisão de literatura. Para isso foi realizada análise de sete trabalhos de conclusão de curso, disponíveis nos bancos didáticos das universidades públicas, dos cursos de Pedagogia e Letras. Dentre esses trabalhos encontramos monografias e artigo, sendo elas das três regiões do Brasil (Norte, Nordeste, e Centro-Oeste), publicados entre os anos de 2011 a 2017. Diante disso, este estudo ajudou a entender o quanto que a leitura é importante, para o processo de aprendizagem, pois é através dela que a escola forma cidadãos. Possibilitou também refletir que há possibilidades de os professores incentivarem os seus alunos a lerem, usando como ferramenta didática os gêneros textuais, sendo eles um grande apoio no processo de ensino aprendizagem no âmbito escolar. Vale salientar que esse tema é muito pertinente e amplo, abre ganchos para várias discussões, e para outras pesquisas, sendo essas importantes para adquirir conhecimentos. |
Mots-clés: | Alfabetização Leitura Gêneros textuais Práticas de ensino |
Résumé: | This research is focused on the importance of reading, and howgenres can be allies of teachers to practice and encouragement of reading, literacy classes, and aims investigate the possibilities of teachers contribute to students to develop the habit and enjoyment of reading, literacy classes using the genres. The theoretical framework were discussed the issues, importance of reading and textual genres. I sought support in studies of Lerner (2002), Freire (1989), Coscarelli (2007)Marcushi (2000). As a methodology it is a qualitative research, with literature and as a tool for gathering information or data, we used the literature review. For it seven work analysis was performedcompletion of course, available in didactic banks of public universities, Education and Literature courses. Among these works we find monographs and article, these being the three regions of Brazil (North, Northeast, and Midwest), published between the years 2011 to 2017. Thus, this study helped to understand how that reading is important to the learning process, because it is through her that the school form citizens capable of entering into society. Possible also reflect that there are opportunities for teachers to encourage their students to read, using as a teaching tool textual genres, namely a lot of support in the teaching and learning process in schools. It is worth noting that this topic is very relevant and broad, open hooks for various discussions, and other research. |
metadata.dc.subject.en: | Literacy Reading Textual genres Teaching practices |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 22-fév-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-26T19:52:59Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3684 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Uso_Generos_Textuais_TCC_2019.pdf | 619,8 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.