Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3678
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Educação do campo e o fenômeno do fechamento de escolas: um estudo na comunidade de Aracá/Ubaíra-BA |
Autor(es): | Souza, Elinalva Miranda |
Orientador(a): | Meireles, Mariana Martins de |
Membro(a) da banca: | Macedo, Alice Costa |
Membro(a) da banca: | Santos, Fernando Henrique Tisque dos |
Referência: | SOUZA, Elinalva Miranda. Educação do campo e o fenômeno do fechamento de escolas: um estudo na comunidade de Aracá/Ubaíra-BA, Amargosa-BA. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
Resumo: | O presente estudo monográfico intitulado: "Educação do Campo e o fenômeno do fechamento de escolas: um estudo na comunidade de Araçá/Ubaíra-BA” se propôs apresentar reflexões sobre a trajetória da educação do campo no Brasil, com ênfase em um dos seus desafios mais atuais, a saber: o fechamento de escolas. Partindo desse contexto, organizou-se o seguinte problema de pesquisa: De que modo o fechamento de escolas, fenômeno em curso na trajetória da educação do campo no Brasil, tem impactado as comunidades rurais, especificamente a comunidade de AraçáBA? Buscando dialogar com esta questão, foram traçados os seguintes objetivos de pesquisa: 1) Apresentar a trajetória da educação do campo no Brasil; 2) Discutir questões relacionadas ao fechamento de escolas do campo no contexto brasileiro; 3) Apresentar impactos causados pelo fechamento de escolas do campo, com destaque para os impactos vivenciados pela comunidade de Araçá-BA. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo o principal instrumento de recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram realizadas com três sujeitos a saber: professora, mãe e estudante, todas elas pertencentes a comunidade rural de Araçá-BA. O levantamento inicial realizado possibilitou uma compreensão sobre as consequências que o fechamento de uma escola provoca nas comunidades rurais, impactando nas formas de vida daqueles que insistem em sobreviver no campo. Ademais, pode-se inferir que o fenômeno do fechamento de escolas do campo, evidencia a negação de direitos aos camponeses, muitos desses, fruto de lutas e conquistas históricas, como é o caso da educação do/no campo. Diante da realidade deflagrada no Basil, na Bahia e, particularmente na comunidade rural de Araçá, nos inquietou e ainda nos inquieta a maneira como as escolas do campo tem sido fechadas e/ou paralisadas, constituindo-se como um crime contra as populações camponesas. |
Palavras-chave: | Educação do campo Fechamento de escolas Educação - Direito |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 20-Dez-2022 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-26T18:52:16Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3678 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação_Campo_Fenômeno_TCC_2022.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.