Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3667
Tipo de documento: | Dissertação |
Grau acadêmico: | Mestrado Profissional |
Título: | Aritmética modular nos códigos de barras |
Autor(es): | Cerqueira, Luciana Mota |
Orientador(a): | Lozada, Eleazar Gerardo Madriz |
Membro(a) da banca: | Benatti, Haroldo Gonçalves |
Membro(a) da banca: | Rocha, Adson Mota |
Resumo: | Devido às suas características de baixo custo, facilidade de implantação, utilização e, principalmente, a qualidade de informação e redução de tempo de operação dos sistemas, os códigos de barras têm sido usados desde pequenas atividades que necessitam de identificação de documentos à comercialização e controle de produtos. Daí a utilização dos códigos de barras é algo pertinente ao nosso dia-a-dia, bem como no âmbito escolar. Identificar, através do número do código de barras, a origem, o fabricante e o tipo de produto, são tarefas que podem ser aplicadas na escola. Os códigos de barras, no Brasil utilizam-se os códigos EAN-13, que contêm 13 dígitos, sendo o último dígito aquele que verifica os 12 anteriores, de modo que, se um desses for digitado incorretamente, certamente o produto não será identificado. Isso é devido ao processo de verificação do erro, onde utiliza-se a matemática, em especial a aritmética modular e o produto vetorial. Neste trabalho evidenciamos como os códigos de barras são uma aplicação da matemática interessante, que pode ser aplicada, de forma fácil e estimuladora, aos alunos dos ensinos fundamental II e médio. |
Palavras-chave: | Códigos de barras Dígito de verificação Aritmética modular |
Resumo em inglês: | Due to its characteristics: low price, facility of implementation and use and, mainly, the quality of information and reduction of operation time of systems, the bar codes are being used for small and big activities such as the ones that need identification documents and commercialization and control of products. This way bar codes usage is something very important to our routine and school environment. Identify the origin, producer and kind of product through bar codes are tasks that can be applied at school. The bar codes used in Brazil are codes EAN-13, with 13 digits, the last one being the digit that verifies the other 12 before, in a way that if one of these first digits is typed in a wrong way, certainly the product is not going to be identified. This is due to the verification process of the mistake, where we use the mathematics, especially the modular arithmetic and the vector product. In this project we enhance how interesting is the mathematics application of bar codes, being applied in an easy and stimulating way to elementary and high school students. |
Palavras-chave em inglês: | Bar codes Verification digit Modular arithmetic |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Data do documento: | 15-Dez-2015 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-26T16:09:18Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3667 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aritimetica_Modular_Codigos_Dissertacao_2015.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.