Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3667
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: Aritmética modular nos códigos de barras
metadata.dc.creator: Cerqueira, Luciana Mota
metadata.dc.contributor.advisor1: Lozada, Eleazar Gerardo Madriz
metadata.dc.contributor.referee1: Benatti, Haroldo Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Adson Mota
metadata.dc.description.resumo: Devido às suas características de baixo custo, facilidade de implantação, utilização e, principalmente, a qualidade de informação e redução de tempo de operação dos sistemas, os códigos de barras têm sido usados desde pequenas atividades que necessitam de identificação de documentos à comercialização e controle de produtos. Daí a utilização dos códigos de barras é algo pertinente ao nosso dia-a-dia, bem como no âmbito escolar. Identificar, através do número do código de barras, a origem, o fabricante e o tipo de produto, são tarefas que podem ser aplicadas na escola. Os códigos de barras, no Brasil utilizam-se os códigos EAN-13, que contêm 13 dígitos, sendo o último dígito aquele que verifica os 12 anteriores, de modo que, se um desses for digitado incorretamente, certamente o produto não será identificado. Isso é devido ao processo de verificação do erro, onde utiliza-se a matemática, em especial a aritmética modular e o produto vetorial. Neste trabalho evidenciamos como os códigos de barras são uma aplicação da matemática interessante, que pode ser aplicada, de forma fácil e estimuladora, aos alunos dos ensinos fundamental II e médio.
Keywords: Códigos de barras
Dígito de verificação
Aritmética modular
Abstract: Due to its characteristics: low price, facility of implementation and use and, mainly, the quality of information and reduction of operation time of systems, the bar codes are being used for small and big activities such as the ones that need identification documents and commercialization and control of products. This way bar codes usage is something very important to our routine and school environment. Identify the origin, producer and kind of product through bar codes are tasks that can be applied at school. The bar codes used in Brazil are codes EAN-13, with 13 digits, the last one being the digit that verifies the other 12 before, in a way that if one of these first digits is typed in a wrong way, certainly the product is not going to be identified. This is due to the verification process of the mistake, where we use the mathematics, especially the modular arithmetic and the vector product. In this project we enhance how interesting is the mathematics application of bar codes, being applied in an easy and stimulating way to elementary and high school students.
metadata.dc.subject.en: Bar codes
Verification digit
Modular arithmetic
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Issue Date: 15-Dec-2015
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-26T16:09:18Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3667
Appears in Collections:CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aritimetica_Modular_Codigos_Dissertacao_2015.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.