Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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dc.creatorAmorim, Aline dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-26T14:31:43Z-
dc.date.available2024-09-26T14:31:43Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationAMORIM, Aline dos Santos. Gestão democrática participativa na escola pública: algumas observações em Iaçu-BA, Amargosa-BA. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3654-
dc.description.abstractThis paper addresses the importance of democratic and participatory management in public school environment, taking into account actions developed by school managers in order to implement this practice. For this, we have the general objective, which is to understand how Democratic Management is implemented in the context of a public school, in the municipality of Iaçu-Bahia. This writing is based on authors such as: Manzini (2004), Santos (2008), Lima (2001), Sander (2005), among other theorists used to provide a better understanding of the subject. As for the methodological approach, it is anchored in qualitative research with an emphasis on field research and had as data collection procedures the application of semi-structured interviews with the managers of that institution. Initially, a brief history of school management in Brazil is presented, soon after, it is discussed how Democratic and participatory Management occurs in public schools. At another section of the work the Political and Pedagogical Project of the public school is discussed as an instrument of Democratic Management. After that, we have the methodological chapter, followed by the data analysis, where it is possible to infer about the proposed objectives and thus perceive if these were sufficient to achieve the results through this field research. At last we present the final considerations, where we found that the management of the researched school has characteristics that ensure the democratic management and teaching, despite the fact that there is a greater concern of the managers precisely in relation to the lack of adhesion of many parents to the monitoring of the school routine of their children/sons/daughters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolar democráticapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectGestores escolarespt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleGestão democrática participativa na escola pública: algumas observações em Iaçu-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância da gestão democrática e participativa no ambiente escolar, levando em consideração ações desenvolvidas pelos gestores escolares com o intuito de efetivar essa prática. Para isso, contamos com o objetivo geral que foi compreender de que forma a gestão democrática é concretizada no contexto de uma escola pública, do município de Iaçu- Bahia. Esta escrita encontra-se fundamentada em autores como: Manzini (2004), Santos (2008), Lima (2001), Sander (2005), dentre outros teóricos utilizados para proporcionar melhor compreensão acerca da temática. Quanto a abordagem metodológica está ancorada na pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa de campo, e teve como procedimentos de recolha dos dados a aplicação de entrevistas semiestruturadas com gestores de uma instituição de ensino. Inicialmente, apresenta-se um breve histórico da gestão escolar no Brasil. Logo após, é discutido como ocorre na prática a gestão democrática e participativa na escola pública. Em outro momento do trabalho, é debatido o Projeto Político Pedagógico da escola pública como instrumento da gestão democrática. Após, temos o capítulo metodológico, seguido da análise dos dados, texto no qual é possível inferir acerca dos objetivos propostos, e assim perceber se esses foram suficientes para alcançar os resultados por meio dessa pesquisa de campo. Por último, apresentamos as considerações finais, com as quais constatamos que a gestão da escola pesquisada apresenta características que zelam pela democraticidade do ensino, apesar de existir uma preocupação maior dos gestores justamente em relação à falta de adesão de muitos pais ao acompanhamento da rotina escolar dos seus filhos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Djeisson Silva-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enDemocratic school managementpt_BR
dc.subject.enSchool managerspt_BR
dc.subject.enPublic schoolpt_BR
dc.subject.enEducational planningpt_BR
dc.subject.enTeaching practicespt_BR
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