Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3644
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Beatriz Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T21:17:38Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T21:17:38Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Beatriz Barbosa. “Meninxs na creche para que?”: concepções de educação infantil na perspectiva das profissionais do centro educacional infantil “Tia Maru”, Amargosa-BA. 2017. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3644 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - Profissional | pt_BR |
dc.title | “Meninxs na creche para que?”: concepções de educação infantil na perspectiva das profissionais do centro educacional infantil “Tia Maru” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Acreditando na importância dos primeiros anos de ensino e sua consequência na vida escolar das crianças, percebe-se as creches como instituições extremamente relevante, e o educador como um dos formadores da cidadania e em grande parte dos casos o principal responsável por possibilitar o conhecimento (científico) e viabilizar o desenvolvimento integral das crianças que frequentam essa etapa de ensino, se faz necessário compreender se a visão dos profissionais sobre a Educação Infantil assume o caráter destinado a essa etapa de ensino, pois a sua concepção é o que preencherá sua prática. Sob essa ótica, o presente trabalho teve por finalidade pesquisar qual é a concepção de Educação Infantil das profissionais que trabalham em creches, visando compreender se os professores que lecionam nessas instituições, com formação adequada ou não, estão conscientes do que representa o ensino nessa etapa escolar. O presente trabalho fundamentou-se, especialmente, nas concepções teóricas de Ariès (1981), Priore (2010), Sarmento (1997), Kramer (1994), Brasil (1988, 1996, 2006) Além disso, utilizou-se uma metodologia de investigação exploratória/explicativa através dos dados obtidos, com abordagem qualitativa. Para tanto, realizaram-se entrevistas com os sujeitos da pesquisa sendo eles uma professora e duas assistentes que lecionam na creche “Tia Marú”, independentemente de suas formações, ou tempo de atuação como professora desse nível, efetivando-se essa pesquisa com o total 3 profissionais, em grupos de atuação diferentes. Concluímos que nenhuma das profissionais possui uma concepção completamente equivocada sobre a Educação Infantil, pois percebemos nas falas, mesmo que timidamente a compreensão por parte delas de que é direito da criança o acesso a esse espaço. O que entendemos ser uma estratégia viável é que esse ainda seja um assunto debatido em fóruns, em reuniões dentro da própria escola, por acreditar que só o conhecimento pode promover a reflexão do sujeito, compreender as proposições da Educação Infantil auxiliarão na formulação de uma prática ainda mais completa. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cordeiro, karina de Oliveira Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Feitosa, Débora Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Meninxs_Creche_Concepcoes_TCC_2017.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.