Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3636
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Pedagogia Hospitalar: reflexões sobre a atuação de pedagogos/as |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Jeane Carneiro de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Meireles, Mariana Martins de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Citación : | OLIVEIRA, Jeane Carneiro de. Pedagogia Hospitalar: reflexões sobre a atuação de pedagogos/as, Amargosa-BA. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | São vários os espaços de atuação, um deles é no hospital, trabalhando no acompanhamento pedagógico de crianças e adolescentes em situação de internamento hospitalar. Na atualidade, a área da pedagogia que requer atualizações de ações pedagógicas inovadoras que atendam a todos que circulam o complexo do ambiente hospitalar. Os objetivos gerais do presente trabalho é demonstrar a importância do pedagogo na Classe hospitalar e os específicos são: compreender qual formação necessária para atuação dos pedagogos; caracterizar a importância da família no processo evolutivo e discutir a importância do pedagogo na classe hospitalar. Para fundamentar a pesquisa foram utilizados referenciais da área como Fonseca (1999); Brandão (2007); Matos e Mugiatti (2007,); Brasil (2002), entre outros. A metodologia caminhou por dois sentidos: o primeiro um levantamento bibliográfico com os descritores Pedagogia Hospitalar e Classe Hospitalar nos sites de busca Google Acadêmico e Scielo, e o segundo utilizou-se a técnica de questionário para entrevista com duas professoras da classe hospitalar. Os resultados mostram que há uma ampliação dos estudos e do número de profissionais para atuarem nas classes hospitalares e a busca de atendimento a esse direito da criança e do adolescente, mas ainda há necessidade de mais abertura desse campo nos espaços formativos da licenciatura em Pedagogia. |
Palabras clave : | Importância da classe hospitalar Formação pedagógica Família na evolução pedagógica Criança - Assistência hospitalar Educação - Saúde |
Resumen : | There are several spaces for action, one of which is in the hospital, working in the pedagogical follow-up of children and adolescents in a situation of hospitalization. Currently, the area of pedagogy requires updates of innovative pedagogical actions that serve everyone who circulates in the complex of the hospital environment. Thus, we sought to investigate, through bibliographical research, the practices of pedagogues in hospital classes, observing the nature and types of pedagogical mediations carried out by this professional to favor children's learning in hospital classes. Thus, one can perceive different actions and dimensions of this professional's performance, both in training and in broader perspectives for their development, motivating the professional in the search for a new path and possibilities for their practice. |
metadata.dc.subject.en: | Hospital class Pedagogical training Children Child - Hospital care Education - Health |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-25T19:07:59Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3636 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia_Hospitalar_Reflexoes_TCC_2022.pdf | 406,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.