Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3625
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Lei 11.645/08: percepção dos/as professores/as do Ensino Infantil e Fundamental do município de Amargosa/BA |
metadata.dc.creator: | Sampaio, Marideuza Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Fátima Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dornelles, Priscila Gomes |
Citación : | SAMPAIO, Marideuza Santos. Lei 11.645/08: percepção dos/as professores/as do ensino infantil e fundamental do município de Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho fundamenta-se em apresentar as percepções de professores/as de ensino infantil e fundamental de escolas publicas do municipio de Amargosa/Ba sobre a lei11.645/08. Objetiva-se refletir sobre a percepção dos/as professores/as sobre a lei 11.654/08. Para alcançar os resultados na pesquisa a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, analítico e exploratório, optamos pela pesquisa de campo com aplicação de questionário, com questões fechadas e estruturadas, claras e objetivas. Utilizamos como aporte teórico Borgens (2010), Silva e Grupioni (1995), Santiago, Akkari e Marques (2013), Araújo (2006), Cruz e Jesus (2013), Silva (2013), Oliveira (2008), Esteban (2010), Gil (2008), Thomaz (1995), Potiguara (2012), Luciano (2016). Os resultados obtidos relatam que os/as professores/as consideram que a lei ainda não se efetivou nos espaços educacionais onde atuam, e identificam como sendo obstáculos para a não efetivação da mesma, falta de formação inicial e continuada de professores, investimentos em recursos e materiais didáticos, a falta de interesse de professores e da escola pela temática, e a não implementação da lei no currículo escola. Diante dos resultados, constata-se que, para que a efetivação da lei torne-se satisfatória nas instituições de ensino é preciso que os professores tenham formação que os de subsídios para atuarem cocientes da importância do seu papel imprescindível na efetivação da lei nos espaços educacionais. Bem como, faz-se necessário, que as instituições de ensino revejam e reestruture seus currículos e assuma sua responsabilidade em promover uma educação democrática que venha promover igualdade e respeito às diferenças. |
Palabras clave : | Política educacional Educação infantil Ensino fundamental Povos indígenas Professor - Formação |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 13-feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-24T21:18:02Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3625 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PercepçãoProfessoresEnsino_TCC_2019.pdf | 959,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.