Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3619
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Trajetórias de vidas e escolarização de estudantes da EJAI: (re) memorando caminhos no processo vivido
metadata.dc.creator: Silva, Luana Chaves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Andréia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Cheirla dos Santos de
Citation: SILVA, Luana Chaves da. Trajetórias de vidas e escolarização de estudantes da EJAI: (re) memorando caminhos no processo vivido, Amargosa-BA. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia, intitulada “Trajetórias de vidas e escolarização de estudantes da EJAI: (re) memorando caminhos no processo vivido”, tem como objetivo geral apresentar por meio de fragmentos de histórias de vidas de adultos as vivências sobre os seus processos de escolarização. Esta monografia apresenta resultados de pesquisa qualitativa e de campo com os sujeitos que participaram do estágio supervisionado do componente obrigatório Prática Reflexiva em Educação de Jovens e Adultos do curso de Licenciatura em Pedagogia/UFRB no período de 23 de agosto a 21 de setembro de 2021. Esse trabalho, respalda-se teoricamente em autores clássicos e contemporâneos da área: ARROYO (2007, 2017), Gil (2008), CARRANO (2008) FREIRE (1983, 1996, 2006); FORTES (2006) MINAYO (2012), GALVÃO (2012), SOATRES (2003) entre outros que deram embasamento a pesquisa com estudos e reflexões acerca da temática. Como resultados deste trabalho é possível afirmar que as trajetórias de vida e escolarização dos entrevistados se assimilam no que tangue suas dificuldades de acesso à escola, todavia, a pesquisa provoca indagações para novos estudos sobre a temática à qual é abordada nesta pesquisa.
Keywords: Educação de jovens, adultos e idosos
Trajetórias e processos educativos
Práticas de ensino
Aprendizagem
Abstract: This monograph, entitled "Trajectories of lives and schooling of students of the EJAI: (re) memorandum paths in the lived process", has as general objective to present through fragments of stories of adult lives the experiences about their schooling processes. This monograph presents results of qualitative and field research with the subjects who participated in the supervised internship of the compulsory component Reflexive Practice in Youth and Adult Education of the Degree in Pedagogy/ UFRB in the period from August 23 to 21 september 2021. This work is theoretically supported by classic and contemporary authors in the area: ARROYO (2007, 2017), Gil (2008), CARRANO (2008) FREIRE (1983, 1996, 2006); FORTES (2006) MINAYO (2012), GALVÃO (2012), SOARRES (2003) among others that supported the research with studies and reflections on the theme. As a result of this work it is possible to affirm that the trajectories of life and schooling of the interviewees are assimilated in what their difficulties of access to school, however, the research causes questions for new studies on the subject to which is addressed in this research.
metadata.dc.subject.en: Youth education, adults and elderly
Trajectories and educational processes
Teaching practices
Learning
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 28-Sep-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T18:05:07Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3619
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trajetorias_Vidas_Escolarizacao_TCC_2022.pdf819,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.