Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A Importância dos saberes populares na construção da aprendizagem da criança
metadata.dc.creator: Reis, Aline da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Geovana da Paz
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Citación : REIS, Aline da Silva. A Importância dos saberes populares na construção da aprendizagem da criança, Amargosa-BA. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo, evidenciar a importância dos saberes populares na construção da aprendizagem da criança em contexto escolar. Partindo do pressuposto que a educação se constrói coletivamente e nas diferenças, onde a escola deve estar aberta e receptiva para dialogar com as diversas culturas que adentram aquele espaço. A presença da família nessa construção torna imprescindível para que os resultados sejam positivos, visto que, é na família que se dá o primeiro contato com a cultura. Desse modo, são transmitidos a criança os valores, costumes, tradições e todo preceito familiar, esses ensinamentos, possibilitarão a criança sentir-se pertencente aquela cultura. Nesse sentido, a pesquisa em questão busca fazer uma revisão bibliográfica e dialogar com teóricos que abordam sobre a importância da participação da família durante o processo escolar e a necessidade de interlocução entre a família e a escola para o fortalecimento dos vínculos e a valorização da preservação das diferentes culturas no ambiente escolar. A teoria Freiriana (2020) é considerada como primordial para o entendimento da temática em foco, assim como Brandão (2002) oferece um amplo subsidio para a compreensão de como a escola, enquanto instituição de saber estruturado, pode estar dialogando com os conhecimentos populares? E ainda como o Projeto Político Pedagógico (PPP) pode ser pensado como instrumento capaz de favorecer a participação da família? Santos (2010) traz todo aporte do percurso metodológico e o caminho de produção cientifica, Padilha (2001) discorre a importância de um Projeto Político Pedagógico dialógico pautado no pensamento Freiriano. Nesse sentido, o presente trabalho, buscou problematizar o diálogo com a comunidade, assim como a partir das reflexões, pensar a participação da família como estratégia prioritária para contextualizar a educação popular no âmbito escolar, através de autores que dialoguem e tragam possíveis resposta que ajudarão no encaminhamento da prática escolar, assim como a apropriação do assunto em questão, para uma nova ressignificação da educação escolar que valorize a importância dos saberes populares na construção da aprendizagem da criança.
Palabras clave : Relação família escola
Escola
Criança
Práticas de ensino
Aprendizagem
Resumen : This Course Completion Work aims to highlight the importance of popular knowledge in the construction of child learning in school context. Assuming that education is built collectively and differences, where the school must be open and receptive to dialogue with the various cultures that enter that space. The presence of the family in this construction makes it essential for the results to be positive, since it is in the family that the first contact with the culture is made. In this way, the values, customs, traditions and all family precept, these teachings, are transmitted to the child, allowing the child to feel belonging to that culture. In this sense, the research in question seeks to make a literature review and dialogue with theorists who address the importance of family participation during the school process and the need for dialogue between family and preservation of different cultures in the school environment. The Freirian theory (2020) is considered as primordial for the understanding of the theme in focus, as Brandão (2002) offers a broad subsidy for the understanding of how the school, as an institution of structured knowledge, can be dialoguing with popular knowledge? And how can the Political Pedagogical Project (PPP) be thought of as an instrument capable of favoring the participation of the family?, Santos (2010) brings all contribution of the methodological path and the path of scientific production, Padilha (2001) discusses the importance of a dialogical Pedagogical Political Project based on Freirian thought. In this sense, the present work, sought to problematize the dialogue with the community, as well as from the reflections, to think the family participation as a priority strategy to contextualize popular education in the school context, through authors who dialogue and bring possible answers that will help in the referral of school practice, as well as the appropriation of the subject in question, of school education that values the importance of popular knowledge in the construction of child learning.
metadata.dc.subject.en: Relationship family school
School
Child
Teaching practices
Learning
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 5-ago-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T17:41:04Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3616
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