Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3612
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | O Contexto da multisseriação: desafios e possibilidades de uma educadora na escola do campo |
metadata.dc.creator: | Freire, Daniele Campos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Luana Patrícia Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Giselia Macedo Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Maria Lígia Isídio |
Citation: | FREIRE, Daniele Campos. O Contexto da multisseriação: desafios e possibilidades de uma educadora na escola do campo, Amargosa-BA. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender os desafios e as possibilidades vivenciadas pela professora de uma classe multisseriada do Município de Amargosa/BA. O estudo se ancora na abordagem qualitativa e se configura como descritiva e de campo tendo como intuito analisar e realizar coletas de dados com diferentes tipos de recursos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi diário de bordo usado para registrar algumas observações referente à pesquisa e gravador de áudio, utilizado para gravar os relatos da professora no momento da entrevista. Este trabalho divide-se em Introdução, Referencial Teórico; Metodologia, Resultados de Discussões; Considerações Finais, e Referências Bibliográficas. Como referencial teórico, apoia-se nas ideias de autores como Salomão Hage (2008), Paulo Freire (1996), Roseli Caldart (2012), Mônica Molina (2006), entre outros (as) autores (as) para abordar os elementos que têm configurado o contexto multissérie, de forma a compreender as unidades conceituais da prática pedagógica, destacando as principais características da atividade pedagógica da professora que atua em classe multisseriada, as condições de trabalho, se a professora possui especialização continuada disponibilizada pelo município para atuar em classe multisseriada e se as metodologias aplicadas no processo educativo são relacionadas a realidade dos educandos. Percebe-se que a escola do campo, ainda continua invisibilizada em todos os âmbitos em que a constitui. Pois, através dos estudos apresentados neste trabalho, dos referenciais teóricos citados, bem como as minhas experiências vivenciadas em classe multisseriada e o relato da professora, é possível inferir que as classes multisseriadas carecem de políticas públicas voltadas para a elaboração de um planejamento e uma organização diferenciada para este contexto. |
Keywords: | Classes multisseriadas Professores do campo Práticas pedagógicas Práticas de ensino |
Abstract: | The main objective of this research is to understand the challenges and possibilities experienced by the teacher of the multigrade class in the municipality of amargosa/ba. the study is anchored in the qualitative approach and is configured as descriptive and field with the aim of analyzing and collecting data with different types of resources. the instruments used for data collection were a logbook used to record some observations regarding the research and an audio recorder, used to record the teacher's reports at the time of the interview. this work is divided into introduction, theoretical framework; methodology, discussion results; final considerations, and bibliographic references. as a theoretical reference, it is based on the ideas of authors such as salomão hage (2008), paulo freire (1996), Roseli Caldart (2012), mônica molina (2006), among other authors to address the elements that have configured the multigrade context, in order to understand the conceptual units of pedagogical practice, highlighting the main characteristics of the pedagogical activity of the teacher who works in a multigrade class, the working conditions, whether the teacher has continued specialization made available by the municipality to work in a class multiseries and whether the methodologies applied in the educational process are related to the reality of the students. it is clear that the rural school still remains invisible in all areas in which it is constituted. because, through the studies presented in this work, the theoretical references cited, as well as my experiences in a multigrade class and the teacher's report, it is possible to infer that multigrade classes lack public policies aimed at developing planning and organization differentiated for this context. |
metadata.dc.subject.en: | Mulserial classes Field teachers Pedagogical pactices Teaching practices |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 15-Aug-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-24T17:09:05Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3612 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Contexto_Multisseriacao_Desafios_TCC_2024.pdf | 336,69 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.