Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3609
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: O Lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Ferreira, Anatalha de Almeida Bittencourt
Orientador(a): Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Coorientador(a): Tavares, Aureliana da Silva
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Silva, Luana Patrícia Costa
Referência: FERREIRA, Anatalha de Almeida Bittencourt Ferreira. O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil, Amargosa-BA. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Resumo: A pesquisa tem como intuito estudar “O lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil”, para isso foi feito uma investigação buscando compreender os avanços que ocorreram na educação infantil ao longo do tempo. A pesquisa tem como definição do problema: Quais as contribuições do lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil? Assim, a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que teve como princípio compreender quais as contribuições do lúdico na Educação Infantil, e como objetivos específicos foram delimitados: Pesquisar possíveis relações entre o lúdico e a aprendizagem das crianças; Conhecer de que maneira o lúdico é utilizado no contexto pesquisado através da pesquisa bibliografica. Apresentar como o lúdico pode ser usado no processo de aprendizagem de crinaças na Educação Infantil por meio de jogos e brincadeiras. Para a realização do trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica, utilizando levantamento bibliográfico e seleção de fontes: Livros, Sites Científicos Scielo, Capes etc, através de documentos nacionais das obras: Jogo Brinquedo, Brincadeira e a Educaçã, A importância do Lúdico para o Desenvolvimento da Criança, Brincadeira e Cultura, Viajando pelo Brasil que Brinca, Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, Estatuto da Criança e do Adolescente, Referencial Curricular para Educação Infantil, Política Nacional de Alfabetização etc, dos teóricos, Kishimoto, Almeida, Cunha etc. A fim de colher informações de autores que já abordaram o tema. Foram produzidos cinco capítulos nesta pesquisa composta pela: A introdução que apresenta um panorama de como a pesquisa foi realizada utilizando alguns autores que foram Kishimoto (1997), Almeida (2014), Carvalho (1992), Cunha (1997), ECA (2002), RCNEI (1998), PNE (2019) etc. A metodologia que apresenta o percurso pecorrido para a concretização da pesquisa, o terceiro capítulo que aborda O lúdico na Educação Infantil e suas contribuições para aprendizagem; Leis e normatizações para educação infanti. Um capítulo com os Ressultados e discursões a as Considerações finais. Os resultados mostram que o lúdico é uma ferramenta indispensável na Educação Infantil, onde o ensino e o brincar estão interligados as atividades lúdicas utilizando os jogos e brincadeiras muito contribui para que ocorra a aprendizagem e o desenvolvimento das crinaças de uma forma integral.
Palavras-chave: Lúdico
Aprendizagem
Educação infantil
Práticas de ensino
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 14-Ago-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-24T16:53:44Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3609
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludico_Processo_Aprendizagem_TCC_2024.pdf981,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.