Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3501
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Narrativas acerca do Projeto Escola Sem Homofobia: reflexões e contributos da educação do campo à luz da diversidade sexual e de gênero
Autor(es): Carvalho, Juliano de Souza
Santos, Samantha Sairys Freitas dos
Orientador(a): Diório, Ana Paula Inácio
Membro(a) da banca: Santos, Maíra Lopes dos
Membro(a) da banca: Chagas, Rita de Cácia dos Santos
Resumo: O presente trabalho analisa as narrativas construídas em volta do Projeto Escola Sem Homofobia (ESH) sobretudo as das fake news de que esse Projeto foi alvo e que resultaram em sua não implementação. Nesse percurso, buscamos entender como a Educação do Campo (Edoc) pode contribuir para este debate considerando a abordagem de diversidade sexual e de gênero nas escolas camponesas. Nesse intuito, analisamos as contradições entre tais narrativas, principais sujeitos e ambientes que configuram esse embate político-social tendo em vista os Direitos Humanos Universais, inclusive levando-se em conta a situação sociopolítica dos LGBTQI+ no país. Para o alcance de tais objetivos optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e investigativa a partir de análise documental e bibliográfica. Como fundamentação teórica utilizamos, especialmente, Stwart Hall (1997) e sua teoria da centralidade da cultura; Michel Foucault (1999) quando aborda a importância dos discursos na produção e manutenção de poderes; Guacira Louro (2008) discutindo abordagens pedagógicas acerca da diversidade sexual e de gênero; a teoria da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1996); e Roseli Caldart (2009 e 2012) e suas reflexões sobre a Edoc. Foi nessas bases teórico-metodológicas que o estudo chegou ao projeto político conservador que estava por trás da campanha difamatória contra o Projeto ESH. Nesse contexto, apontamos as ferramentas que a Educação do Campo possui e que podem contribuir no combate a essa crescente onda ultraconservadora em nosso país.
Palavras-chave: Projeto Escola Sem Homofobia
Educação do campo
Fake news
LGBTQIAPN+fobia
Abordagens pedagógicas
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Data do documento: 1-Jun-2021
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2021-06-30
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3501
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola_Sem_Homofobia_TCC_2020.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.