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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Juliano de Souza | - |
dc.creator | Santos, Samantha Sairys Freitas dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:25:55Z | - |
dc.date.available | 2021-06-30 | - |
dc.date.issued | 2021-06-01 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3501 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto Escola Sem Homofobia | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Fake news | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIAPN+fobia | pt_BR |
dc.subject | Abordagens pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Narrativas acerca do Projeto Escola Sem Homofobia: reflexões e contributos da educação do campo à luz da diversidade sexual e de gênero | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa as narrativas construídas em volta do Projeto Escola Sem Homofobia (ESH) sobretudo as das fake news de que esse Projeto foi alvo e que resultaram em sua não implementação. Nesse percurso, buscamos entender como a Educação do Campo (Edoc) pode contribuir para este debate considerando a abordagem de diversidade sexual e de gênero nas escolas camponesas. Nesse intuito, analisamos as contradições entre tais narrativas, principais sujeitos e ambientes que configuram esse embate político-social tendo em vista os Direitos Humanos Universais, inclusive levando-se em conta a situação sociopolítica dos LGBTQI+ no país. Para o alcance de tais objetivos optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e investigativa a partir de análise documental e bibliográfica. Como fundamentação teórica utilizamos, especialmente, Stwart Hall (1997) e sua teoria da centralidade da cultura; Michel Foucault (1999) quando aborda a importância dos discursos na produção e manutenção de poderes; Guacira Louro (2008) discutindo abordagens pedagógicas acerca da diversidade sexual e de gênero; a teoria da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1996); e Roseli Caldart (2009 e 2012) e suas reflexões sobre a Edoc. Foi nessas bases teórico-metodológicas que o estudo chegou ao projeto político conservador que estava por trás da campanha difamatória contra o Projeto ESH. Nesse contexto, apontamos as ferramentas que a Educação do Campo possui e que podem contribuir no combate a essa crescente onda ultraconservadora em nosso país. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Diório, Ana Paula Inácio | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Maíra Lopes dos | - |
dc.contributor.referee2 | Chagas, Rita de Cácia dos Santos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Escola_Sem_Homofobia_TCC_2020.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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