Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3499
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Vivência lúdica na educação infantil da Escola Monteiro Lobato: um olhar sobre a prática docente e impactos no processo de aprendizagem das crianças dos grupo IV e V
Autor(es): Carneiro, Nailce Martins Serra
França, Renalice Maria Bispo
Orientador(a): Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Rios, Kássia Aguiar Norberto
Membro(a) da banca: Chagas, Rita de Cácia Santos
Resumo: O presente trabalho traça uma reflexão sobre a ludicidade na Educação Infantil e tem o objetivo de observar a vivência no âmbito da mesma, a fim de identificar os impactos no processo ensino aprendizagem das crianças. A pesquisa tomou como referência empírica uma escola pública da Rede Municipal de Conceição da Feira - Bahia, que atende um público composto por crianças da faixa etária de 04 e 05 anos. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por duas professoras da etapa supracitada. Para tanto, a pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa, apoiando-se como técnicas para recolha dos dados a entrevista semiestruturada e observação. Em toda a pesquisa, a abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Kishimoto (1999), Salomão (2009), Vygotsky (1987), entre outros que contribuem para ampliar as discussões sobre a temática. Através de dados e análises realizadas, foi possível constatar que a prática da ludicidade nos espaços da Educação Infantil proporcionam impactos positivos no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos educandos.
Palavras-chave: Vivência lúdica
Educação infantil
Práticas da docência
Processo de aprendizagem
Conceição da Feira (BA)
Resumo em inglês: The present work traces a reflection about the playfulness in early childhood education and aims to observe the experience within the framework of the same, in order to identify the impacts on the teaching process learning of children. The survey took as empirical reference a public school of the Municipal network of Conceição da Feira-Bahia, which serves an audience composed of children of the age group of the groups 04 and 05 years. The subjects of the research were composed of two teachers from step above that used the survey for a qualitative approach, drawing on data gathering techniques, the semi-structured interview and observation. Throughout the research, the theoretical and conceptual approach was based mainly on studies of Kishimoto (1999), Solomon (2009), Vygotsky (1987), among others that contribute to broaden the discussions on the subject. Through data and analysis, it was found that the practice of playfulness in space.
Palavras-chave em inglês: Ludic experience
Child education
Teaching practices
Learning process
Conceição da Feira (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Data do documento: 10-Jun-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2019-06-10
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3499
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vivencia_Processo_Aprendizagem_TCC_2019.pdf424,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.