Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3499
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carneiro, Nailce Martins Serra | - |
dc.creator | França, Renalice Maria Bispo | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:25:42Z | - |
dc.date.available | 2019-06-10 | - |
dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3499 | - |
dc.description.abstract | The present work traces a reflection about the playfulness in early childhood education and aims to observe the experience within the framework of the same, in order to identify the impacts on the teaching process learning of children. The survey took as empirical reference a public school of the Municipal network of Conceição da Feira-Bahia, which serves an audience composed of children of the age group of the groups 04 and 05 years. The subjects of the research were composed of two teachers from step above that used the survey for a qualitative approach, drawing on data gathering techniques, the semi-structured interview and observation. Throughout the research, the theoretical and conceptual approach was based mainly on studies of Kishimoto (1999), Solomon (2009), Vygotsky (1987), among others that contribute to broaden the discussions on the subject. Through data and analysis, it was found that the practice of playfulness in space. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vivência lúdica | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas da docência | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Conceição da Feira (BA) | pt_BR |
dc.title | Vivência lúdica na educação infantil da Escola Monteiro Lobato: um olhar sobre a prática docente e impactos no processo de aprendizagem das crianças dos grupo IV e V | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho traça uma reflexão sobre a ludicidade na Educação Infantil e tem o objetivo de observar a vivência no âmbito da mesma, a fim de identificar os impactos no processo ensino aprendizagem das crianças. A pesquisa tomou como referência empírica uma escola pública da Rede Municipal de Conceição da Feira - Bahia, que atende um público composto por crianças da faixa etária de 04 e 05 anos. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por duas professoras da etapa supracitada. Para tanto, a pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa, apoiando-se como técnicas para recolha dos dados a entrevista semiestruturada e observação. Em toda a pesquisa, a abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Kishimoto (1999), Salomão (2009), Vygotsky (1987), entre outros que contribuem para ampliar as discussões sobre a temática. Através de dados e análises realizadas, foi possível constatar que a prática da ludicidade nos espaços da Educação Infantil proporcionam impactos positivos no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos educandos. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee1 | Rios, Kássia Aguiar Norberto | - |
dc.contributor.referee2 | Chagas, Rita de Cácia Santos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.en | Ludic experience | pt_BR |
dc.subject.en | Child education | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching practices | pt_BR |
dc.subject.en | Learning process | pt_BR |
dc.subject.en | Conceição da Feira (BA) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vivencia_Processo_Aprendizagem_TCC_2019.pdf | 424,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.