Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3453
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Um estudo sobre as práticas pedagógicas na Escola Municipal Artur de Almeida Passos |
metadata.dc.creator: | Santos, Adrielly Pereira dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Luana Patrícia Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Andréia Barbosa dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
Référence bibliographique: | SANTOS, Adrielly Pereira dos. Um estudo sobre as práticas pedagógicas na Escola Municipal Artur de Almeida Passos, Amargosa-BA. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia visa identificar se as práticas pedagógicas da Escola Municipal Artur de Almeida Passos, localizada na comunidade camponesa do Tabuleiro da Lagoa Queimada, na cidade de Amargosa- Bahia dialogam com a realidade da comunidade referida. A abordagem escolhida para a pesquisa foi de ordem qualitativa, tendo como método a pesquisa de campo, utilizando como instrumentos de pesquisa: observação, diário de campo e entrevista com um professor da rede de ensino municipal a fim de obter respostas para as questões que surgem durante o período de observação. Para embasamento teórico sobre a perspectiva da Educação do Campo usou-se como base os estudos de Arroyo (2007); Caldart (2009); Cunha (2009); Hage (2011); Molina (2014) entre outros. Para a perspectiva das práticas pedagógicas apoiou-se nos estudos de Freire (1987;1996); Libâneo (2005); Zabala (2014) entre outros, fazendo uma reflexão com o conhecimento já existente sobre o tema e a realidade encontrada na coleta de dados. Os resultados alcançados através das análises dos dados demonstram os objetivos foram obtidos, pois ficou perceptível através das reflexões feitas que as práticas pedagógicas não dialogam com a realidade da comunidade referida. Com base nas considerações apresentadas nesta pesquisa salienta-se a sua relevância para o cenário educacional, pois apresenta práticas pedagógicas que devem ser remodeladas para o ensino no campo. |
Mots-clés: | Educação do Campo Práticas pedagógicas Desafios Educandos Professores - Formação Práticas de ensino |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 31-mai-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-09T14:37:02Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3453 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Estudo_Praticas_Pedagogicas_TCC_2023.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.