Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3434
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | A atuação do(a) pedagogo(a) para além do espaço escolar: estudo de caso em um projeto social na cidade de Amargosa-BA |
metadata.dc.creator: | Santos, Daiane Lopes dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Macedo, Alice Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gomes, Alessandra |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Juliana da Silva |
Citación : | SANTOS, Daiane Lopes dos. A atuação do(a) pedagogo(a) para além do espaço escolar: estudo de caso em um projeto social na cidade de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | A atuação do/a pedagogo(a) está para além do espaço escolar, podendo este atuar no setor empresarial, em hospitais e em projetos sociais No caso específico do terceiro campo citado, esse profissional deve se manter sempre atualizado e preparado para lidar com as demandas que os diversos contextos de atuação em espaços de educação não formal lhe apresentam. Tendo como base a perspectiva etnográfica esta pesquisa busca estudar as possibilidades de atuação do/a pedagogo(a) para além do espaço escolar, mais precisamente em um projeto social. Essa pesquisa foi desenvolvida em um projeto social em Amargosa, onde se pôde observar a atuação de uma pedagoga, assim como o trabalho desenvolvido neste projeto. Foi feito um levantamento bibliográfico relacionado ao tema, assim como um estudo de caso no projeto social, Ponto de Leitura, tendo como base a perspectiva etnográfica. E para levantamento de dados, foram feitas observações participantes, entrevista semiestruturada e notas em diário de campo. A partir da experiência vivida nesse projeto foi possível perceber o quanto a presença de um(a) pedagogo(a) nos espaços de educação não formal é importante. Com o passar do tempo, a pedagoga que atua no espaço pesquisado, desenvolveu uma metodologia própria, dando assim, uma característica muito forte ao projeto, pois essa difere do tradicional. Todo o trabalho pedagógico desenvolvido se entrelaça nas relações interpessoais das crianças dentro e fora do projeto, assim como o incentivo a leitura que é uma proposta que a pedagoga não abre mão. |
Palabras clave : | Educação Educação não formal Pedagogia - Atuação |
metadata.dc.description.abstract-es: | La actuación del/la pedagogo(a) está más allá del espacio escolar, pudiendo este actuar en el sector empresarial, en hospitales y en proyectos sociales. En el caso específico del tercer campo citado, ese profesional debe mantenerse siempre actualizado y preparado para lidiar con las demandas que los diversos contextos de actuación en espacios de educación no formal le presentan. Con base en la perspectiva etnográfica esta investigación busca estudiar las posibilidades de actuación del/a pedagogo (a) más allá del espacio escolar, más precisamente en un proyecto social. Esta investigación fue desarrollada en un proyecto social en Amargosa, donde se pudo observar la actuación de una pedagoga, así como el trabajo desarrollado en este proyecto. Se hizo un levantamiento bibliográfico relacionado al tema, así como un estudio de caso en el proyecto social, Ponto de Leitura, teniendo como base la perspectiva etnográfica. Y para el levantamiento de datos, se hicieron observaciones participantes, entrevista semiestructurada y notas en diario de campo. A partir de la experiencia vivida en ese proyecto fue posible percibir cuánto la presencia de un pedagogo(a) en los espacios de educación no formal es importante. Con el paso del tiempo, la pedagoga que actúa en el espacio investigado, desarrolló una metodología propia, dando así una característica muy fuerte al proyecto, pues esta difiere de lo tradicional. Todo el trabajo pedagógico desarrollado se entrelaza en las relaciones interpersonales de los niños dentro y fuera del proyecto, así como el incentivo a la lectura que es una propuesta que la pedagoga no se abre la mano. |
metadata.dc.subject.es: | Educación Educación no formal Pedagogía - Actuación |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 22-ago-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T20:55:02Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3434 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atuacao_Pedagogo_Alem_TCC_2018.pdf | 776,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.