Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3430
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Educação para sustentabilidade: um estudo na escola municipal Tancredo Neves – Mutuípe/BA |
metadata.dc.creator: | Souza, Mirian de Jesus |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Oliveira, Daniel Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Reis, Maíra Lopes dos |
Citation: | SOUZA, Mirian de Jesus. Educação para sustentabilidade: um estudo na escola municipal Tancredo Neves – Mutuípe/BA, Amargosa-BA. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia apresenta um estudo acerca de práticas educativas sustentáveis na Escola Municipal Tancredo Neves, instituição dos Anos Iniciais do Ensino fundamental, localizada no campo do município de Mutuípe-BA. Desse modo, esta pesquisa norteou-se pelo seguinte problema: Em que medida a educação para sustentabilidade mobiliza a comunidade escolar para o cuidado com o ambiente camponês, sobretudo ao evidenciar práticas educativas sustentáveis no cotidiano escolar? Levando em consideração essa questão, tal estudo objetivou analisar a pertinência da educação sustentável na escola do campo na perspectiva de compreender a construção de uma identidade pautada na mudança de comportamento e de paradigmas na comunidade escolar, para uma convivência de sustentabilidade no espaço em que a comunidade está inserida. Além de observar o ambiente escolar, identificar as práticas sustentáveis realizadas na Escola Municipal Tancredo Neves, também buscou-se conhecer as diferentes compreensões das pessoas envolvidas acerca do tema Sustentabilidade. O percurso metodológico adotado procurou seguir os pressupostos da pesquisa qualitativa, sendo uma pesquisa de campo e tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação no espaço escolar. Instrumentos estes que constituíram-se enquanto auxiliadores na apreensão e análise dos dados referentes a esta investigação. Para embasar teoricamente esta pesquisa, foram utilizados estudos de pesquisadores que tratam do tema em questão, tais como: Loureiro (2012), Gadotti (2001; 2008), Caldart (2010, 2012), entre outros. Tais teóricos contribuíram para a compreensão dos aspectos referentes à sustentabilidade, especialmente às práticas sustentáveis, às concepções e princípios da Educação do Campo, bem como para entender as atribuições da Escola do Campo, dado importante, uma vez que os sujeitos desta pesquisa são camponeses. Os resultados apontam para a construção de mecanismos que potencializem as práticas educativas sustentáveis já existentes no campo empírico estudado, de forma que tanto a comunidade escolar quanto a comunidade em geral possam desenvolver mais ações concernentes a essa temática, seja na formação dos educadores, com minicursos, oficinas etc. ou até mesmo com articulação dos sujeitos envolvidos para atuarem conjuntamente na busca de aprimorar tais práticas. |
Keywords: | Educação - Ensino fundamental Educação do campo Escola do campo Educação sustentável |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 29-Sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T20:31:32Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3430 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Sustentabilidade_Estudo_TCC_2017.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.