Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3429
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | “Help”, o grito dos projetos sociais: quando o socorro enuncia a emergência de acolhimento e saúde mental em tempos pandêmicos |
Autor(es): | Almeida, Thamires Brandão de |
Orientador(a): | Macedo, Alice Costa |
Membro(a) da banca: | Santos, Andreia Barbosa dos |
Membro(a) da banca: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Referência: | ALMEIDA, Thamires Brandão de. “Help”, o grito dos projetos sociais: quando o socorro enuncia a emergência de acolhimento e saúde mental em tempos pandêmicos, Amargosa-BA. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de investigar quais os impactos da educação não formal na vida das pessoas que são alcançadas, a partir do estudo de caso do Projeto Social Help, que atua em todos os estados brasileiros e hoje conta com seis mil voluntários. Na perspectiva de fortalecer a educação em espaços não escolarizáveis, valorizandoos. A educação não formal desenvolve-se como um meio de transformação social para os sujeitos pertencentes, por meio da educação, do afeto e esperança de um futuro em que não apenas terá sonhos, mas possivelmente a realização deles. Essa monografia é uma pesquisa etnográfica de cunho qualitativo. Para coleta de dados foi utilizada uma observação seguida de entrevistas com a voluntária/integrante e o coordenador de cunho municipal e nacional do Projeto. As vivências nesse Projeto Social Help, toca-nos como ser humano, pois a escuta, a empatia, o acolhimento e a solidariedade são quatro bases imprescindíveis desse Projeto. |
Palavras-chave: | Educação não formal Psicologia da educação Saúde mental Práticas de ensino |
Resumo em inglês: | This work aims to investigate what are the impacts of the education of people who were not formally reached, based on the case of the Social Help Project, which operates in all Brazilian states and today has six thousand volunteers. From the perspective of intensifying education in non-schoolable spaces, valuing them. Non-formal education develops as a means of social transformation for those belonging to it, a means of education, affection and hope for a future in which they will not only have dreams, but possibly their realization. This monograph is an ethnographic research of a qualitative nature. For data collection, an observation was used followed by interviews with a volunteer/member and the municipal and national coordinator of the Project. The experiences in this Social Help Project touch us as a human being, because listening, empathy, welcoming and solidarity are four essential bases of this Project. |
Palavras-chave em inglês: | Non-formal education Educational psychology Mental health Teaching practices |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 4-Ago-2022 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-04T20:16:25Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3429 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Help_Grito_Projetos_TCC_2022.pdf | 644,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.