Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3424
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | A importância da ludicidade para aprendizagem das crianças de 4 a 7 anos do CAESB |
metadata.dc.creator: | Santos, Mykelly Karolyne Brandão da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Teixeira, Sirlandia Reis de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Fernando Henrique Tisque dos |
Citation: | SANTOS, Mykelly Karolyne Brandão da Silva. A importância da ludicidade para aprendizagem das crianças de 4 a 7 anos do CAESB, município de Ubaíra-Bahia, Amargosa-BA. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como finalidade, discutir “A Importância da ludicidade para aprendizagem das crianças de 4 a 7 anos do Centro de Apoio Escolar Santana Brandão (CAESB) ” uma vez que, as atividades lúdicas quando são proporcionadas de forma adequada favorece o desenvolvimento integral e a formação das crianças. Nesse sentido, com propósito de desenvolver esta pesquisa, foram elencados os seguintes objetivos gerais e específicos com o intuito de nortear os caminhos da pesquisa, sendo o geral: Compreender quais as contribuições da ludicidade para o processo de aprendizagem. A partir do objetivo apresentado foram definidos objetivos específicos: I - Analisar a relação entre Pedagogia e a ludicidade; II - Conhecer como a ludicidade é utilizada no trabalho com as crianças do CAESB; III - Entender o lúdico como mediação pedagógica no processo de ensinoaprendizagem no contexto pesquisado. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo inicialmente realizada uma pesquisa bibliográfica afim de explorar a temática investigada, e para produção de dados foi construído um levantamento bibliográfico dos últimos 05 anos a partir da categoria: Contribuições da ludicidade para o processo de aprendizagem. E com base nos critérios de inclusão foram selecionados 07 trabalhos. Para tornar a investigação mais profícua foi realizado um estudo de caso sobre uma das crianças atendidas no CAESB que apresentava dificuldades de Aprendizagem. O referencial teórico está respaldado nas teorias de Friedmann (2006), Wajskop (2007), Santos (1999) e Almeida (1995). Na área dos jogos e brincadeiras: Pereira, (2005), Kishimoto (1988) e Ribeiro (2002). Na área da pedagogia Paulo Freire (1991) e Medeiros (2008). Ademais, os resultados mostram que as atividades lúdicas são necessárias e essências para a construção do conhecimento e formação da criança, e que, a atuação do professor nesse processo favorece o desenvolvimento de aprendizagens significativas. |
Keywords: | Ludicidade Pedagogia Aprendizagem Alfabetização CAESB Prática de ensino Professores - Formação |
Abstract: | The present work aims to discuss “The Importance of playfulness for the learning of children aged 4 to 7 at CAESB” since play activities, when provided appropriately, favor the integral development and training of children. In this sense, with the purpose of developing this research, the following specific objectives were listed: I. To research the relationship between Pedagogy and playfulness; II. To analyze how playfulness is used in working with children at CAESB; III. To understand play as a pedagogical mediation in the teaching and learning process in the researched context. To this end, a qualitative research was carried out. Initially, a bibliographical research was conducted in order to explore the investigated theme, and for data collection, a bibliographical survey of the last 05 years was constructed starting from the inquiry: Contributions of playfulness to the process of learning. And based on the inclusion criteria, 07 works were selected. In order to make the investigation more fruitful, a case study was carried out with one of the children assisted at CAESB who had learning difficulties. The theoretical framework is supported by the theories of Friedmann (2006), Wajskop (2007), Santos (1999) and Almeida (1995). In the area of games and play: Pereira, (2005), Kishimoto (1988) and Ribeiro (2002). In the field of pedagogy Paulo Freire (1991) and Medeiros (2008). Furthermore, the results show that playful activities are necessary and essential for the construction of knowledge and training of the child, and that the teacher's role in this process favors the development of significant learning. |
metadata.dc.subject.en: | Playfulness Pedagogy Learning Literacy CAESB Teaching practice Teachers - Training |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 25-Oct-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T19:09:23Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3424 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Importancia_Ludicidade_Aprendizagem_TCC_2023.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.