Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeone, Letícia Ferreira-
dc.date.accessioned2024-09-04T13:34:23Z-
dc.date.available2024-09-04T13:34:23Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationLEONE, Letícia Ferreira. Feituras teatrais e aprendizagens significativas nos anos iniciais, Amargosa-BA. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3421-
dc.description.abstractThe present work entitled “Theatrical performances and significant learning in the initial years” is a bibliographic study that sought to investigate whether teachers in the initial years of elementary school I use theater and, if so, what references they use and the learning resulting from their practices. To achieve the results, the general objective was described as: Investigating existing works that present some experience with theater in the early years of elementary school I; as well as some specific objectives: I - Carry out a biliographical survey on the topic II - Analyze which references were used in the selected works III - Foster discussions about studies on theater in teacher training, IV - Analyze learning from the experiences presented. To this end, a search was carried out in the CAPES Theses and Dissertations Bank and in Scielo, where 11 works were found. Of these, only two were taken for analysis, as they deal with experiences carried out in the classroom. The others participated in the discussion on theater, education and teacher training. The results demonstrate that teachers use theater in the initial years and that these experiences provided significant learning for students; but also highlights the importance of paying attention to some limits that stand out when it comes to theater at school, such as, for example, the lack of adequate training for teachers who used theater in the classroom and the lack of support from curricula and documents regulations to insert theater into the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEnsino fundamental Ipt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleFeituras teatrais e aprendizagens significativas nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado “Feituras teatrais e aprendizagens significativas nos anos iniciais” é um estudo bibliográfico que buscou investigar se os professores dos anos iniciais do ensino fundamental I utilizam o teatro e, se sim, quais os referenciais utilizados por eles e as aprendizagens decorrentes de suas práticas. Para alcançar os resultados, foi descrito como objetivo geral: Investigar os trabalhos existentes que apresentam alguma experiência com o teatro nos anos iniciais do ensino fundamental I; bem como alguns objetivos específicos: I - Fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema; II - Analisar quais os referenciais foram utilizados nos trabalhos selecionados; III - Fomentar discussões acerca dos estudos sobre teatro na formação docente; IV - Analisar as aprendizagens nas experiências apresentadas. Para tal, foi feita uma busca no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no Scielo, onde foram encontrados 11 trabalhos. Destes, apenas dois foram levados para análise, pois tratam das experiências realizadas em sala de aula. Os demais compuseram a discussão sobre teatro, educação e formação de professores. Os resultados demonstram que os professores utilizam o teatro nos anos iniciais e que estas experiências proporcionaram aprendizagens significativas para os estudantes; como também ressalta a importância de se atentar para alguns limites que se sobressaem quando se trata de teatro na escola, como por exemplo, a ausência de formação adequada para professores que utilizaram o teatro na sala de aula e a falta de apoio dos currículos e documentos normativos para inserir o teatro no ambiente escolar.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernando Henrique Tisque dos-
dc.contributor.referee1Macedo, Alice Costa-
dc.contributor.referee2Freitas, Gisélia Cardoso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enTheaterpt_BR
dc.subject.enElementary Schoolpt_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
dc.subject.enArtpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Feituras_Teatrais_Aprendizagem_TCC_2023.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.