Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3361
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A escola do campo na perspectiva da Educação do Campo: um espaço contra-hegemônico
metadata.dc.creator: Vitória, Eliene Couto dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lídia Barreto da
Citación : VITÓRIA, Eliene Couto dos Santos. A escola do campo na perspectiva da Educação do Campo: um espaço contra-hegemônico.  2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Constitui nosso interesse neste trabalho abordar “A escola do campo numa perspectiva da Educação do Campo: um espaço contra-hegemônico”, em que pretendemos tecer reflexões sobre a Educação do Campo, bem como a escola do campo, problematizando questões acerca desse espaço enquanto horizonte de contra-hegemonia, evidenciando a disputa do projeto capitalista na manutenção da classe burguesa. Objetivamos compreender a escola do campo enquanto espaço possível de enfrentamento ao projeto do capital, sobretudo ao pesquisar a base epistemológica que sustenta a Educação do Campo a partir das concepções e princípios que atravessam o Movimento Nacional Por Uma Educação do Campo. A indagação desse estudo é como a escola do campo pode se constituir enquanto espaço contra-hegemônico de enfretamento ao projeto do capital. O presente estudo tem como referenciais teóricos, a pesquisa bibliográfica que é fundamentada nos estudos de Gil, (2008) e Tozoni-Reis, (2009) e no estudo das teorias de Freire em Pedagogia do Oprimido (2015), Caldart em Pedagogia dos Movimentos (2000), Capriles em o Nascimento da Pedagogia Socialista (1989), Freitas e Caldart em A construção da Pedagogia Socialista (2017), entre outras fontes, possibilitando assim, um conhecimento teórico que servirá como alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvam a escola do campo, a educação do campo. De qualquer modo, a educação reflete uma visão de mundo do sistema ao qual estamos inseridos, assim, o chamado sistema capitalista encontrar-se-á vinculado aos projetos de educação de interesse da classe burguesa. Baseado nos teóricos que sustentou o estudo e as reflexões das principais categorias conceituais, conclui-se a urgência de políticas públicas mais adequadas aos interesses da classe trabalhadora, e a materialidade da Educação do Campo, haja vista, as várias conquistas. A pesquisa aponta que ainda há uma longa trajetória de luta por novas conquistas e direitos não garantidos. Além disso, ganha destaque o fenômeno avassalador do fechamento das escolas do campo. Fenômeno esse que traz consigo vários fatores negativos para o campo, sendo um deles a causa do empobrecimento da agricultura familiar e fortalecimento do agronegócio. Por fim, a constatação de que a escola pode ser um espaço de luta e importante ferramenta contra-hegemônico.
Palabras clave : Educação do Campo
Educação rural
Hegemonia
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-19T19:18:01Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3361
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Escola_Campo_Perspectiva_TCC_2018.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.