Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Enfermagem - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Autocuidado para anemia falciforme: concepções de enfermeiras atuantes em unidades de saúde da família do Recôncavo Baiano
Autor(es): Santana, Camila Araújo
Orientador(a): Cordeiro, Rosa Cândida
Referência: SANTANA, Camila Araújo. Autocuidado para anemia falciforme: concepções de enfermeiras atuantes em unidades de saúde da família do Recôncavo Baiano. 2011. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2011.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o conhecimento de enfermeiras que atuam nas USF de Santo Antônio de Jesus a respeito do autocuidado para a anemia falciforme. A pesquisa foi de natureza qualitativa descritiva. O campo empírico foi a cidade de Santo Antônio de Jesus e o lócus da pesquisa foram as Unidades de Saúde da Família. Foram entrevistadas oito enfermeiras que atuam no serviço a mais de seis meses. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada, orientada por roteiro específico. Os dados foram organizados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que consiste em agregar num só discurso-síntese conteúdos discursivos semelhantes. Os depoimentos foram analisados e destes extraídos as idéias centrais equivalentes e respectivas expressões chave para posteriormente com a organização dos depoimentos construir os Discursos do Sujeito Coletivo que descrevem as concepções sobre a doença, o autocuidado para anemia falciforme na ótica das enfermeiras e ações de enfermagem para o autocuidado na anemia falciforme. Os resultados mostram a prevalência do modelo biomédico de atenção à saúde nos discursos, verificou-se também com relação ao autocuidado a maioria dos profissionais entendem o principio básico da teoria, porém não conseguem implementá-la de forma eficaz no acompanhamento dos pacientes que convivem com anemia falciforme atendidos pelas mesmas. Demonstra ainda que os profissionais não reconhecem a importância do seu papel no acompanhamento destes indivíduos. Além da falta de investimentos em capacitações para os enfermeiros (as) na área em estudo.
Palavras-chave: Anemia falciforme
Autocuidado
Enfermagem
Resumo em inglês: This study aims to analyze the knowledge of nurses working in the USF of Santo Antônio de Jesus regarding self-care for sickle cell anemia. The research was of a qualitative descriptive nature. The empirical field was the city of Santo Antônio de Jesus and the locus of the research were the Family Health Units. Eight nurses who had been working in the service for more than six months were interviewed. Semi-structured interviews guided by a specific script were used to collect data. The data were organized using the Collective Subject Discourse (CSD) technique, which consists of aggregating similar discursive contents into a single synthesis discourse. The statements were analyzed and equivalent central ideas and respective key expressions were extracted from them to later, with the organization of the statements, construct the Collective Subject Discourses that describe the conceptions about the disease, self-care for sickle cell anemia from the perspective of nurses and nursing actions for self-care in sickle cell anemia. The results show the prevalence of the biomedical model of health care in the discourses. It was also found that, in relation to self-care, most professionals understand the basic principle of the theory, but are unable to implement it effectively in the monitoring of patients living with sickle cell anemia who are treated by them. It also shows that professionals do not recognize the importance of their role in monitoring these individuals. In addition, there is a lack of investment in training for nurses in the area under study.
Palavras-chave em inglês: Sickle cell anemia
Self-care
Nursing
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 2011
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-08-13T19:21:34Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3343
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