Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3306
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na educação infantil
metadata.dc.creator: Jesus, Helenilda Silva de
Asesor(a): Silva, Erica Bastos da
Miembro(a) del jurado: Oliveira, Edmila Silva de
Miembro(a) del jurado: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Citación : JESUS, Helenilda Silva de. A importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na educação infantil, Amargosa-BA. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumen: Esta monografia traz como tema “A importância da Contação de História para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil”, e tem como objetivo geral refletir sobre a importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Especificamente, conhecer a ocorrência\prática da contação de história no contexto pesquisado, investigar quais percepções do professor sobre a atividade contação de história, além de compreender como a contação de história contribui para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil. Metodologicamente foi desenvolvida uma Pesquisa de Campo, com Abordagem Qualitativa, sendo a técnica de produção de dados, a entrevista semiestruturada baseada na conversação com três professoras da Educação Infantil. A pesquisa apresenta contribuições dos referenciais teóricos que auxiliaram no desenvolvimento das discussões como: ABRAMOVICH (2001); ARAÚJO, BRAVO e RODRIGUES (2022); BUSATTO (2006); LEMOS (2015); COSTA e RIBEIRO (2018); SANTOS (2022); SISTO (2010); SEIDEL (2022); TORRES, TETTAMANZY (2008), que realizam abordagens sobre a contação de história no universo infantil. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, em 3 turmas da Educação Infantil, no município de Mutuípe/Ba. A partir das entrevistas semiestruturadas e dos diálogos tecidos com todos os atores participantes, os dados produzidos pós análise, comungam com objetivos da pesquisa e assim torna significativa a investigação e evidência a contação de história e a atividade de conto e reconto pautada no estímulo dos sentidos da imaginação criadora da criança fundamental para o seu desenvolvimento integral. Sobretudo, os dados apontam que a contação de história, enquanto atividade lúdica, auxilia no crescimento intelectual e social da criança, por lhe proporcionar a interação, comunicação, socialização, além de ampliar o repertório infantil para a tomada de decisões frente a necessidade de estratégias infantis em situações de brincadeiras e outras interações.
Palabras clave : Contação de história
Desenvolvimento infantil
Educação Infantil
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Enseñanza: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 7-dic-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2024-08-02T13:41:55Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3306
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Importância_Contação_História_TCC_2022.pdf360,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.