Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3282
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Condições de trabalho e solidão docente nas escolas do campo: um estudo com professoras de classes multisseriadas |
metadata.dc.creator: | Pinheiro, Rosiele Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Meireles, Mariana Martins de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Andréia Barbosa dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Luana Patrícia Costa |
Citación : | PINHEIRO, Rosiele Silva. Condições de trabalho e solidão docente nas escolas do campo: um estudo com professoras de classes multisseriadas, Amargosa-BA. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho monográfico buscou investigar questões relacionadas as condições de trabalho e solidão docente nas escolas do campo, especificamente no contexto das classes multisseriadas. As condições de trabalho dos professores, envolvem condições físicas e psicológicas implicando diretamente na realização das atividades laborais cotidianas. Em vista disso, buscou-se escutar professores de classes multisseriadas, prescrutando suas percepções sobre suas condições de trabalho e os sentimentos manifestados mediante as demandas impostas pelo ofício de ensinar. Para tanto, foi delimitado como objetivo geral: Compreender as condições de trabalho vivenciadas por docentes de classes multisseriadas e os sentimentos gerados por esse contexto. Tal objetivo, desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: Investigar questões relacionadas as condições de trabalho nas escolas do campo, especificamente no contexto das classes multisseriadas; analisar como as condições de trabalho e os sentimentos gerados pela profissão são vivenciados por professoras de classes multisseriadas; Tecer reflexões sobre as condições de trabalho e suas implicações na vida e na prática dos professores de classes multisseriadas. Do ponto de vista metodológico, a investigação ancorou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, aproximando-se dos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, a partir do uso da técnica da entrevista narrativa, realizada com quatro professoras de escolas multisseriadas situadas em dois municípios do recôncavo baiano. A pesquisa revelou que as professoras de escolas do campo que atuam em classes multisseriadas estão expostas a intensificação do trabalho, cujo os níveis de esforços são diversos a depender da realidade. As responsabilidades são múltiplas e extrapolam as funções docentes, propriamente ditas, tais como planejamento e desenvolvimento das aulas, com foco na aprendizagem dos estudantes. Em alguma medida, os processos de intensificação do trabalho e a regulação das atividades, sem as parcerias ou mesmo presenças qualificadas da gestão escolar e da comunidade e pais, acometem o emocional dos docentes que vivenciam sentimentos que vão desde da solidão, autorresponsabilização, ansiedade e a frustração até sentimentos voltados para satisfação, valorização, tranquilidade e alegria. Ademais, tal como buscamos fazer neste trabalho, torna-se urgente priorizar a escuta dos professores, conhecer suas necessidades, entender seus diversos contextos, acolher suas emoções enfim, nos aproximarmos de suas vidas e pensar junto com eles aspectos de sua profissão. |
Palabras clave : | Educação do campo Classe multisseriada Docente - Trabalho |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 30-may-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-25T17:21:12Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3282 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Condicoes_Trabalho_Solidao_TCC_2023.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.