Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PPGEDUCAMPO - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Titre: O trabalho docente nas escolas multisseriadas do campo no municipio de Mutuípe-BA
metadata.dc.creator: Teixeira, Rosiane do Carmo
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Fábio Josué Souza dos
metadata.dc.contributor.referee1: Godinho, Luis Flávio dos Reis
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Simone Santos de
Référence bibliographique: TEIXEIRA, Rosiane do Carmo. O trabalho docente nas escolas multisseriadas do campo no municipio de Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2018. 203f. Relatório técnico cientifico ( Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho consiste no Relatório Técnico final apresentado ao curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo do CFP/UFRB. Tem como objeto de estudo o trabalho docente nas escolas de turmas multisseriadas localizadas no campo. Assim, o objetivo geral do trabalho é investigar o trabalho docente nas escolas de turmas multisseriadas do campo no município de Mutuípe-Bahia. Tendo em vista este objetivo, delineou-se a seguinte questão de pesquisa: Como se dá o trabalho docente das professoras que exercem o seu ofício no contexto das escolas de turma multisseriadas no município de Mutuípe-Ba? Para responder à questão, recorri, inicialmente, ao estudos sobre as categorias Trabalho docente, Condições de trabalho docente, Educação do Campo, Escola do campo, e Escola multisseriada, apoiada em Antunes-Rocha e Hage (2015), Arroyo, Caldart e Molina (2004), Caldart (2008; 2009), Oliveira (2010), Tardif e Lessard (2008) e Santos (2015), dentre outros. Foi realizada uma pesquisa de campo no município de Mutuípe-Ba, em três etapas. Inicialmente, empreguei o survey como método de pesquisa, tendo o questionário como instrumento de levantamento de dados. Em seguida, recorri a entrevista orientada pelo método (auto)biográfico. Também foram realizadas observações em escolas do campo e utilizei o recurso das fotografias de algumas escolas e das estradas em que os professores trafegam. O grupo de colaboradoras (es) que participaram da investigação envolveu, inicialmente, um total de trinta e uma (31) professoras da rede municipal de ensino de Mutuípe que lecionam em turmas multisseriadas e responderam ao questionário. Além disso, de forma complementar, também foi realizada a entrevista de caráter narrativo com cinco (5) docentes escolhidos entre os que haviam participado da aplicação do instrumento anterior. A análise dos dados de campo apontam que as professoras e professores das escolas de turmas multisseriadas enfrentam obstáculos diversos no exercício do seu trabalho, tais como: dificuldades de deslocamento casa-escola, fragilidades na formação docente, ausência de uma política de gestão do trabalho pedagógico ancorada nos princípios da Educação do Campo, precariedade dos prédios escolares, superlotação das salas de aulas, fragilidades no apoio e acompanhamento pedagógico oferecido pela gestão municipal. Com base nessas constatações e, considerando as especificidades de um curso de Mestrado Profissional, procuro apontar elementos para um Plano de Gestão das Escolas do Campo de Mutuípe que amenize as dificuldades vivenciadas pelos sujeitos no exercício do seu ofício em turmas multisseriadas, estruturado em três eixos: uma política de formação de professores de turmas multisseriadas pautada nos princípios da Educação do Campo; construção, reforma e ampliação dos prédios escolares; e política pública de deslocamento dos sujeitos que atuam nesses contextos.
Mots-clés: Educação do campo
Classe multisseriada
Professores - Formação
Docente - Trabalho
Résumé: The work consists of the final Technical Report presented to the Professional Master's Course in Rural Education of the CFP / UFRB. It has as object of study the teaching work in the schools of multisseriados classes located in the rural. Thus, the general objective of the work is to investigate the teaching work in the schools of multisseriados classes of the rural in the municipality of Mutuípe-Bahia. In view of this objective, the following research question was outlined: How is the teaching work of teachers practicing in the context of multisite class schools in the municipality of Mutuípe-Ba? In order to answer the question, I initially turned to studies on the categories Teaching Work, Teaching Working Conditions, Education, Rural School, and Multiseriate School, supported by Antunes-Rocha and Hage (2015), Arroyo, Caldart and Molina (2004), Caldart (2008; 2009), Oliveira (2010), Tardif and Lessard (2008) and Santos (2015), among others. A rural survey was carried out in the municipality of Mutuípe-Ba, in three stages. Initially, I used the survey as a research method, having the questionnaire as a data collection instrument. Then I turned to the interview guided by the (auto) biographical method. Observations were also made in rural schools and I used the photographs of some schools and the roads where teachers travel. The group of collaborators who participated in the research initially involved a total of thirty-one (31) Mutuípe municipal school teachers who taught in multi-series classes and answered the questionnaire. In addition, a narrative interview was also conducted with five (5) teachers chosen from among those who had participated in the application of the previous instrument. The analysis of the rural data show that teachers and teachers of multi-grade schools face different obstacles in the exercise of their work, such as: difficulties of home-school displacement, weaknesses in teacher training, absence of a pedagogical work management policy anchored in the principles of Rural Education, precariousness of school buildings, overcrowding of classrooms, weaknesses in support and pedagogical accompaniment offered by municipal management. Based on these findings, and considering the specificities of a Professional Master's course, I try to point out elements for a Management Plan of the rural schools of Mutuípe that ameliorates the difficulties experienced by the subjects in the exercise of their office in multi-series classes, structured in three axes : a policy of teacher training in multi-grade classes based on the principles of Rural Education; construction, renovation and expansion of school buildings; and public policy of displacement of the subjects that work in these contexts.
metadata.dc.subject.en: Rural education
Multiserial class
Teachers - Training
Teacher - Work
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo
Date de publication: 16-fév-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-25T17:04:01Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3281
Collection(s) :CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC

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