Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Formação de professores em classes multisseriadas: que formação os professores precisam para lecionar nas escolas do campo?
Autor(es): Farias, Evandro Barbosa
Orientador(a): Feitosa, Débora Alves
Membro(a) da banca: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Membro(a) da banca: Moura, Terciana Vidal
Referência: FARIAS, Evandro Barbosa. Formação de professores em classes multisseriadas: que formação os professores precisam para lecionar nas escolas do campo?, Amargosa-BA. 2018. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
Resumo: Pensar na formação de professores implica refletir sobre sua relação com as demandas de cada período histórico e, sobretudo, buscar compreender o modelo de sociedade que está posto, pois a formação docente de certo modo sempre está condicionada a atender aos imperativos de cada contexto histórico. Atualmente o Projeto Político da Educação do Campo tem demandado um projeto de sociedade emancipatório e transformador e tem colocado como pauta um perfil de professor mais alargado para dar conta à perspectiva política de seu projeto político. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a percepção sobre formação, dos professores que atuam em classes multisseriadas, nas escolas do campo, buscando identificar se a lógica dessa formação atende as demandas e singularidades do contexto da multisseriação e do Projeto Político da Educação do Campo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Como método de pesquisa optou-se pelo Estudo de Caso. Como procedimentos de pesquisa e instrumentos de coleta de dados, utilizamos: Revisão bibliográfica, pesquisa de campo, observação e entrevista semiestruturada. Por meio das falas dos professores de classes multisseriadas compreendemos qual a concepção de formação que pode ser destinada para as escolas do campo, a partir da escuta sensível dos professores que lá atuam. Com base no diálogo e no referencial, nas discussões e análises obtidas pode-se aferir que a formação oferecida aos professores nos cursos de licenciaturas, que há uma ausência de conhecimento voltado ao campo e para as classes multisseriadas, o currículo urbano seriado é uma realidade nas escolas do campo, que ainda não foi superado. Foi possível constatar através das falas dos professores, o desejo por uma formação que de fato atenda o contexto social e histórico no qual leciona. Em síntese, a pesquisa aponta para a necessidade de um esforço coletivo, de teóricos, professores e pesquisadores engajados numa luta permanente para pensar a formação necessária para o professorado do campo, que está em via de construção.
Palavras-chave: Educação do campo
Classe multisseriada
Professores - Formação
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 27-Mar-2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-07-25T15:46:31Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3278
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