Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3278
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Farias, Evandro Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T15:46:31Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T15:46:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Evandro Barbosa. Formação de professores em classes multisseriadas: que formação os professores precisam para lecionar nas escolas do campo?, Amargosa-BA. 2018. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3278 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Classe multisseriada | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Formação de professores em classes multisseriadas: que formação os professores precisam para lecionar nas escolas do campo? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Pensar na formação de professores implica refletir sobre sua relação com as demandas de cada período histórico e, sobretudo, buscar compreender o modelo de sociedade que está posto, pois a formação docente de certo modo sempre está condicionada a atender aos imperativos de cada contexto histórico. Atualmente o Projeto Político da Educação do Campo tem demandado um projeto de sociedade emancipatório e transformador e tem colocado como pauta um perfil de professor mais alargado para dar conta à perspectiva política de seu projeto político. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a percepção sobre formação, dos professores que atuam em classes multisseriadas, nas escolas do campo, buscando identificar se a lógica dessa formação atende as demandas e singularidades do contexto da multisseriação e do Projeto Político da Educação do Campo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Como método de pesquisa optou-se pelo Estudo de Caso. Como procedimentos de pesquisa e instrumentos de coleta de dados, utilizamos: Revisão bibliográfica, pesquisa de campo, observação e entrevista semiestruturada. Por meio das falas dos professores de classes multisseriadas compreendemos qual a concepção de formação que pode ser destinada para as escolas do campo, a partir da escuta sensível dos professores que lá atuam. Com base no diálogo e no referencial, nas discussões e análises obtidas pode-se aferir que a formação oferecida aos professores nos cursos de licenciaturas, que há uma ausência de conhecimento voltado ao campo e para as classes multisseriadas, o currículo urbano seriado é uma realidade nas escolas do campo, que ainda não foi superado. Foi possível constatar através das falas dos professores, o desejo por uma formação que de fato atenda o contexto social e histórico no qual leciona. Em síntese, a pesquisa aponta para a necessidade de um esforço coletivo, de teóricos, professores e pesquisadores engajados numa luta permanente para pensar a formação necessária para o professorado do campo, que está em via de construção. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Feitosa, Débora Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Carlos Adriano da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Moura, Terciana Vidal | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Professores_Classes_TCC_2018.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.