Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3278
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Formação de professores em classes multisseriadas: que formação os professores precisam para lecionar nas escolas do campo? |
Autor(es): | Farias, Evandro Barbosa |
Orientador(a): | Feitosa, Débora Alves |
Membro(a) da banca: | Oliveira, Carlos Adriano da Silva |
Membro(a) da banca: | Moura, Terciana Vidal |
Referência: | FARIAS, Evandro Barbosa. Formação de professores em classes multisseriadas: que formação os professores precisam para lecionar nas escolas do campo?, Amargosa-BA. 2018. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
Resumo: | Pensar na formação de professores implica refletir sobre sua relação com as demandas de cada período histórico e, sobretudo, buscar compreender o modelo de sociedade que está posto, pois a formação docente de certo modo sempre está condicionada a atender aos imperativos de cada contexto histórico. Atualmente o Projeto Político da Educação do Campo tem demandado um projeto de sociedade emancipatório e transformador e tem colocado como pauta um perfil de professor mais alargado para dar conta à perspectiva política de seu projeto político. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a percepção sobre formação, dos professores que atuam em classes multisseriadas, nas escolas do campo, buscando identificar se a lógica dessa formação atende as demandas e singularidades do contexto da multisseriação e do Projeto Político da Educação do Campo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Como método de pesquisa optou-se pelo Estudo de Caso. Como procedimentos de pesquisa e instrumentos de coleta de dados, utilizamos: Revisão bibliográfica, pesquisa de campo, observação e entrevista semiestruturada. Por meio das falas dos professores de classes multisseriadas compreendemos qual a concepção de formação que pode ser destinada para as escolas do campo, a partir da escuta sensível dos professores que lá atuam. Com base no diálogo e no referencial, nas discussões e análises obtidas pode-se aferir que a formação oferecida aos professores nos cursos de licenciaturas, que há uma ausência de conhecimento voltado ao campo e para as classes multisseriadas, o currículo urbano seriado é uma realidade nas escolas do campo, que ainda não foi superado. Foi possível constatar através das falas dos professores, o desejo por uma formação que de fato atenda o contexto social e histórico no qual leciona. Em síntese, a pesquisa aponta para a necessidade de um esforço coletivo, de teóricos, professores e pesquisadores engajados numa luta permanente para pensar a formação necessária para o professorado do campo, que está em via de construção. |
Palavras-chave: | Educação do campo Classe multisseriada Professores - Formação |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 27-Mar-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-07-25T15:46:31Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3278 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Professores_Classes_TCC_2018.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.