Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Marilene Correia | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T15:07:14Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T15:07:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Marilene Correia. Da escola da roça para a escola da cidade: ritos de passagem de estudantes egressos de turmas multisseriadas. 2018. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3276 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Classe multisseriada | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Da escola da roça para a escola da cidade: ritos de passagem de estudantes egressos de turmas multisseriadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa objetivou compreender os ritos de passagem vivenciados por alunos egressos de turmas multisseriadas em escolas da roça, que ingressam em escolas da cidade. Este fenômeno afeta grande contigente de estudantes que, ao concluirem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em áreas rurais, são obrigados a migrar para a cidade a fim de continuar seus estudos, vivenciando assim um ritual que gera grandes consequencias sobre suas identidades e repercutem tanto em seu comportamento quanto no processo de ensino/aprendizagem. Especificamente, a pesquisa procurou: i) Identificar quais os rituais de passagem vivenciados pelos estudantes na transição entre o Ensino Fundamental I, na escola da roça, e o Ensino Fundamental II, na escola da cidade; ii) Analisar como os alunos compreendem os rituais vivenciados nesta trransição; iii) Avaliar os desafios enfrentados pelos alunos ao ingressarem no Ensino Fundamental II. Tomamos como questões de pesquisa as seguintes indagações: Quais os ritos de passagem vivenciados por alunos da roça, egressos do Ensino Fundamental I em turmas multisseriadas, ao ingressarem em escolas da cidade para cursar o Ensino Fundamental II? Como os alunos da roça vivenciam esses rituais? Os sujeitos da pesquisa foram cinco (5) estudantes egressos de duas escolas de turmas multiseriadas, que foram acompanhados durante um período de oito meses, na transição entre o final do 5º. ano do ensino fundamental, nas escolas da roça (2017), e início do 6º. ano, em uma escola da cidade (2018). Metodologicamente, utilizamos a abordagem qualitativa, aproximando-nos do método autobiográfico (Bertaux, 2010; Ferraroti, 2014; Passeggi, 2014; Meirelles, 2015). Para o levantamento de dados, trabalhamos a construção de cartas autobiográfica, observação e entrevista narrativa. Os dados foram analisados a partir do diálogo com atores que discutem as temáticas Educação do Campo (Arroyo, 2010; Azevedo, 2007; Leite, 1999; Molina, 2013; Paludo, 2013; Santos e Moura 2009); Escolas de turmas multisseriadas (Hage, 2008; Moura e Santos, 2010; Santos, 2015; Santos e Souza, 2014), além de estudos da Antropologia e da Educação voltados para a discussão de Ritos de passagem (Da Matta, 2008; Dias, 2009; Gennep, 2008; Mc Laren, 1991; Souza, Orrico, Santos e Pinho, 2016) e migração de alunos da roça para escolas da cidade (Santos, 2006), entre outros. Os resultados apontam que a transição da escola da roça para a escola da cidade é marcada por rituais de passagem que se efetivam de maneira tensa e peversa, em que os alunos são submetidos a vários desafios para que possam continuar os estudos. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Fábio Josué Souza | - |
dc.contributor.referee1 | Orrico, Nanci Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2 | Moura, Terciana Vidal | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escola_Roca_Escola_TCC_2018.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.