Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa - BA
metadata.dc.creator: Xavier, Jaqueline Mota
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Irenilson de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Thereza Cristina Bastos
metadata.dc.contributor.referee2: Meireles, Mariana Martins de
Citation: XAVIER, Jaqueline Mota. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa - BA, Amargosa-BA. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo consiste em um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Centro de Formação de Professores (UFRB / CFP), campus Amargosa - BA. O trabalho tem como objetivo apresentar um estudo das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa-BA. Dessa forma, a investigação se constitui a partir da disciplina de Psicologia no primeiro semestre do curso de Pedagogia e por intermédio de inquietações concernentes com a futura prática docente em sala de aula, de forma a articular, conteúdos e acompanhar o nível de compreensão dos estudantes. Como embasamento teórico deste trabalho, dialogamos com autores que problematizam o TDAH e apresentam situações e orientações referentes ao transtorno, tanto no âmbito escolar quanto nos diferentes contextos que os estudantes estão inseridos. A partir disso, apresentamos como referencial teórico as compreensões de Silva (2010), Guidolim, Ferreira e Ciasca (2013), Benczik e Casella (2015), Vygotsky (1991), Oliveira, Lima e Cavalcanti (2016), Lacerda (2014), dentre outros autores. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos uma abordagem qualitativa, utilizando a revisão bibliográfica, a análise documental e a aplicação de questionário como principais instrumentos de coleta dos dados. Como resultados, trazemos as questões apontadas no questionário e algumas reflexões a partir dos documentos analisados sobre a importância da pratica docente para inserção do estudante com TDAH na rotina escolar, por meio de estratégias e metodologias especificas para esse público. Observam-se como resultados iniciais que os professores ainda passam por alguns desafios como a falta de assistência da escola, o desconhecimento do transtorno pelas pessoas, a falta de formação especifica e dificuldades para lidar com todos os sintomas do transtorno em salas de aula.
Keywords: Educação de crianças
Ensino fundamental
Integração social
Déficit de atenção e hiperatividade -TDAH
Abstract: The present study is characterized as a conclusion work of the Licentiate Degree in Pedagogy at the Federal University of Recôncavo da Bahia at the Teacher Training Center (UFRB / CFP), campus Amargosa - BA. The work aims to present a study of the pedagogical practices developed by teachers in the early years of elementary school for the learning of children with ADHD in municipal schools in the city of Amargosa-BA. Thus, the investigation is constituted from the Psychology discipline in the first semester of the Pedagogy course and through concerns concerning the future teaching practice in the classroom, in order to articulate, content and monitor the level of understanding of students. As a theoretical basis for this work, we dialogue with authors who problematize ADHD and present situations and orientations of the disorder, both in the school environment and in the different contexts in which students are inserted. From this, we highlight the understandings of Silva (2010), Guidolim, Ferreira and Ciasca (2013), Benczik e Casella (2015), Vygotsky (1991), Oliveira, Lima and Cavalcanti (2016), Lacerda (2014), among other authors presented in the theoretical framework of the work. For the development of the research, we started from a qualitative approach, using document analysis and application of the semi-structured questionnaire as the main data collection instruments. As a result, we bring the questions pointed out in the questionnaire and some reflections from the analyzed documents on the importance of teaching practice for the insertion of the student with ADHD in the school routine, through specific strategies and methodologies for this audience. However, teachers still face some challenges such as lack of assistance from the school, people's lack of knowledge of the disorder, lack of specific training and having to deal with all the symptoms of the disorder in the classroom.
metadata.dc.subject.en: Children's education
Elementary School
Social integration
Attention deficit hyperactivity disorder -ADHD
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 27-Oct-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-23T15:25:12Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3257
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