Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3255
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : O Processo da leitura e da escrita na alfabetização: desafios das professoras alfabetizadoras
metadata.dc.creator: Medrado, Elissandra Félix dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Citación : MEDRADO, Elissandra Félix dos Santos. O Processo da leitura e da escrita na alfabetização: desafios das professoras alfabetizadoras, Amargosa-BA. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia intitulada “O processo da leitura e da escrita na alfabetização: desafios das professoras alfabetizadoras” tem como finalidade compreender quais os desafios enfrentados pelas professoras alfabetizadoras no processo de alfabetização das crianças e suas possibilidades de intervenção nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa maneira, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e de campo em que os dados foram produzidos mediante entrevista com duas professoras alfabetizadoras de uma escola do município de Amargosa. Para respaldar as nossas reflexões, nos apoiamos em alguns autores clássicos e contemporâneos que se debruçam a discutir sobre a temática em pauta, visando compreender as concepções das alfabetizadoras sobre os processos e desafios da construção da leitura e da escrita dos educandos. Dentre os autores, destacamos Emília Ferreiro (1993, 1999, 2001), Paulo Freire (1975, 1988, 1992, 2018) Magna Soares (1985, 1998, 2003, 2004) e Francisca Lustosa (1980) que contribuíram sobremaneira para refletirmos sobre o objeto de estudo em pauta. Os dados verificados, posteriormente às narrativas das professoras alfabetizadoras, evidenciam que são muitos os desafios para alfabetizar, considerando que nesse processo de alfabetizar há um caminho logo a ser percorrido, no entanto, existem muitas possibilidades pedagógicas para o enfrentamento dos desafios que também precisam ser pesquisadas e evidenciadas.
Palabras clave : Educação
Alfabetização
Educação de crianças
Leitura
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 30-sep-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-23T14:23:27Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3255
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Processo_Leitura_Escrita_TCC_2021.pdf788,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.