Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3250
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade no contexto escolar: o que apontam os estudos? |
metadata.dc.creator: | Ribeiro, Jenniffer Caroline Cerqueira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gomes, Sabrina Torres |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Citación : | RIBEIRO, Jenniffer Caroline Cerqueira. A Criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade no contexto escolar: o que apontam os estudos?, Amargosa-BA. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa busca compreender as implicações da criança com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar. Este transtorno de ordem neurobiológica, se desdobra sob o desenvolvimento de autocontrole do indivíduo, ademais acomete ambos os sexos, entretanto os estudos apontam maior prevalência em pessoas do sexo masculino, e provoca grande impacto nas diversas áreas da vida do indivíduo. Esta definição e nomenclatura adotada pelo Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) V, indica os sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Com o aperfeiçoamento científico, possíveis fatores etiológicos tem sido pauta de estudos, dentre eles a hereditariedade, a ingestão de substâncias tóxicas na gravidez, complicações durante a gestação ou parto, exposição ao chumbo e até mesmo a existência de problemas familiares. As características do transtorno, que manifestam os seus primeiros sinais durante a infância, em maioria são observadas no início da vida escolar. A criança com TDAH tende a apresentar barreiras acadêmicas das mais diversas ordens, desde as dificuldades no percurso de aprendizagem, a problemática de interação e socialização entre os pares, os comportamentos observados como indevidos e/ou fora de hora e até mesmo o preconceito de quem a circunda. Esta pesquisa de ordem qualitativa, mediante caráter bibliográfico, foi realizada a partir da busca em livros impressos, bem como artigos, teses e dissertações disponíveis nas plataformas digitais como a Google acadêmico, a SciElo e repositórios institucionais, a partir dos descritores TDAH; Crianças; Educação Infantil; de modo que atende aos objetivos direcionados a compreender as características do TDAH, diagnóstico e tratamento, as implicações na vivência da criança no âmbito escolar, bem como práticas pedagógicas que auxiliem na aprendizagem e na interação das crianças com seus pares. Desse modo, traça um novo olhar sob a criança com TDAH dentro do espaço escolar utilizando como principais bases teóricas os autores BARKLEY (2002), BENCZIK (2000), CARDOSO (2007), RIBEIRO (2011), RIBEIRO et al. (2019) e ROHDE e BENCZIK (1999), bem como documentos legais tais quais Declaração de Salamanca (1994), PNEE (2020) e Lei Federal nº 14.254 de 2021. Os estudos apontam que o saber sobre o que é o TDAH contribui para que os educadores possam adotar práticas mais assertivas que favoreçam a vivência da criança no ambiente escolar, além disso assinalam que a parceria entre escola/família e profissionais da saúde possibilita a atenuação de outros problemas que comprometam o desenvolvimento infantil. |
Palabras clave : | Pedagogia Educação de crianças Integração social Déficit de Atenção e Hiperatividade -TDAH |
Resumen : | This research aims to understand the implications of children diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school context. This neurobiological disorder, which unfolds under the development of individual self-control, also affects both sexes; however, studies point to a higher prevalence in males, and has a great impact on the different areas of the individual’s life. This definition and nomenclature adopted by the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) V, indicates the symptoms of inattention, impulsivity and hyperactivity. With the scientific improvement, possible etiological factors have been the subject of studies, among them heredity, ingestion of toxic substances during pregnancy, complications during pregnancy or childbirth, exposure to lead and even the existence of family problems. The characteristics of the disorder, which manifest its first signs during childhood, are mostly observed in early school life. Children with ADHD tend to present academic barriers of the most diverse orders, since the difficulties in the learning path, the problem of interaction and socialization between peers, the behaviors observed as inappropriate and/or out of time and even the prejudice of those who surround it. This qualitative search, based on bibliographic character, was carried out from the search in printed books, as well as articles, theses and dissertations available on digital platforms such as academic Google, Scielo and institutional repositories, from ADHD descriptors; Children; Early Childhood Education; so that it meets the objectives directed to understand the characteristics of ADHD, diagnosis and treatment, the implications in the child’s experience in the school environment, as well as pedagogical practices that help in the learning and interaction of children with their peers. Thus, it draws a new look at children with ADHD within the school space using as main theoretical bases the authors BARKLEY (2002), BENCZIK (2000), CARDOSO (2007), RIBEIRO (2011), RIBEIRO et al. (2019) and ROHDE and BENCZIK (1999) as well as legal documents such as the Salamanca Declaration (1994), PNEE (2020) and Federal Law 14,254 of 2021. Studies indicate that knowing what ADHD is contributes to educators adopting more assertive practices that favor the child’s experience in the school environment, also point out that the partnership between school/family and health professionals enables the mitigation of other problems that compromise child development. |
metadata.dc.subject.en: | Pedagogy Children's education Social integration Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 15-mar-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-22T16:47:04Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3250 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Criança_Transtorno_Déficit_TCC_2022.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.