Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Jamile Santos Silva de-
dc.date.accessioned2024-07-22T16:27:51Z-
dc.date.available2024-07-22T16:27:51Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationANDRADE, Jamile Santos Silva de. Ritos de passagem de estudantes do campo em escolas da cidade: algumas pistas analíticas, Amargosa-BA. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3249-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectEstudante - Zona ruralpt_BR
dc.titleRitos de passagem de estudantes do campo em escolas da cidade: algumas pistas analíticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo monográfico buscou investigar como sujeitos do campo vivenciam o deslocamento para a escola da cidade. A incidência dessa realidade, justifica-se devido a inexistência de escolas que ofertem o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio no campo, especificamente na comunidade rural onde o estudo foi realizado. Essa estrutura organizada têm obrigado os jovens camponeses a se deslocarem para a cidade, sendo esta a única opção para dar continuidade aos estudos e garantir o acesso ao direito à educação. Tal deslocamento, pode ocorrer diariamente, ou em casos mais extremos, mas não raros, de forma permanente, condicionando a migração dos estudantes e suas respectivas famílias para a cidade. No caso deste estudo, priorizou-se escutar os estudantes que fazem a migração temporária, também conhecida como migração por um turno. Para a realização da presente investigação, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, desenvolvida por meio de um trabalho de campo, realizado em uma escola urbana no município de Amargosa que recebe estudantes oriundos da zona rural. No que se refere ao instrumento de recolha de dados, optou-se por entrevistas com os discentes e com a gestão escolar. A partir dos dados recolhidos em campo foi possível reunir pistas analíticas que revelam parte das experiências vivenciadas pelos estudantes do campo em seus ritos de passagem para escola da cidade. Ademais, os ritos de passagem deflagrados neste trabalho, impõe-se como uma realidade desafiante para os estudantes camponeses, de modo que a escola urbana, enquanto centro formativo, precisa pensar em possibilidades de acompanhar esses ritos, redimensionando os processos de acolhimento na escola.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Meireles, Mariana Martins de-
dc.contributor.referee1Silva, Luana Patrícia Costa-
dc.contributor.referee2Macedo, Alice Costa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
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