Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3248
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Processos de letramento e possíveis conexões com o aprendizado da leitura
metadata.dc.creator: Marques, Geisa Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Edmila Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Citación : MARQUES, Geisa Santos. Processos de letramento e possíveis conexões com o aprendizado da leitura, Amargosa-BA. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, cujo título é “Processos de letramento e possíveis conexões com o aprendizado da leitura” tem como objetivo compreender a importância do letramento para a aprendizagem da leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização deste estudo foi desenvolvida uma pesquisa numa escola do Município de Mutuípe-BA, em duas turmas do 5º ano e uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, considerando o isolamento social, o ensino híbrido e a suspensão das aulas presenciais devido à COVID-19 no segundo semestre de 2021. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, tanto para investigar, descrever e analisar os fatos identificados quanto para compreender a rotina da leitura das crianças, a disponibilização de materiais e as práticas de letramento que aconteciam nesse período. O estudo teve o respaldo teórico de autoras como Lerner (2002), Lajolo (1982, 2009); Kleiman (2005), Albuquerque (2007) e Soares (2003, 2004), entre outros referenciais. De acordo com os dados estudados pôde-se observar que as professoras consideram a leitura e o letramento importantes e necessários para inserir os estudantes na vida social. Sinalizam, no entanto, que a pandemia influenciou e, de certa forma, limitou esse processo de aquisição da leitura e promoção do letramento. Diante disso, é necessário salientar que a escola precisou e precisa cotidianamente desenvolver múltiplas maneiras de propiciar a leitura e letramento, e, considerando o cenário anual, eclode-se a necessidade de se pensar sobre atividades motivadoras, provocadoras, que oportunizem o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva do mundo que nos cerca.
Palabras clave : Educação
Ensino fundamental
Leitura
Letramento
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 15-mar-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-22T15:46:08Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3248
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Processos_Letramento_Possíveis_TCC_2022.pdf353,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.