Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3247
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Tempos de pandemia: estratégias de alfabetização no ensino remoto no município de Amargosa - BA
metadata.dc.creator: Arruda, Lucineia Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Aparecida da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Cândida Andrade de
Référence bibliographique: ARRUDA, Lucineia Silva de. Tempos de pandemia: estratégias de alfabetização no ensino remoto no município de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia intitulada Tempos de Pandemia: Estratégias de Alfabetização no Ensino Remoto no Município de Amargosa-BA tem como objetivo analisar a docência no processo de alfabetização durante o ensino remoto no período pandêmico no município de Amargosa – BA, tendo como recorte as experiências de duas docentes alfabetizadoras nesse período pandêmico, assim como um recorte histórico de 2020 a 2021sobre a pandemia. Constitui-se em um estudo de caso realizado com duas professoras alfabetizadoras atuantes no município de Amargosa-Ba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada, assim como análise documental. A pesquisa procura compreender quais estratégias de ensino foram utilizadas pela docência no processo de alfabetização durante o ensino remoto no período pandêmico. A base teórica deste estudo se concentra nos autores, Rosa (2020), Frigotto (2021), Lima, Almeida e Kfouri (2021), Libâneo, (2006, 2012 e 2015), Soares, (1999 e 2006), Kramer (1986), Ferreiro (1985), Freire (1988 e 1996), assim como sites oficiais, que fazem uma reflexão acerca do período pandêmico, assim como o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto, além de contribuírem de forma significativa para a compreensão do processo de alfabetização perante as estratégias adotadas no período de ensino remoto, auxiliando assim no processo de fundamentação da pesquisa. Tendo como resultado que as estratégias utilizadas no ensino remoto perante os meios tecnológicos não conseguiram contemplar a todos e acabaram evidenciando a desigualdade social presente na sociedade.
Mots-clés: Educação
Alfabetização
Ensino remoto
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Résumé: The present monograph entitled Times of Pandemic: Literacy Strategies in Remote Teaching in the Municipality of Amargosa-BA aims to analyze teaching in the literacy process during remote teaching in the pandemic period in the municipality of Amargosa - BA, having as a cutout the experiences of two literacy teachers in this pandemic period, as well as a historical cut from 2020 to 2021 about the pandemic. It is a case study carried out with two literacy teachers working in the municipality of Amargosa-Ba. It is a qualitative research, having as instrument for data collection the semi-structured interview, as well as documental analysis. The research seeks to understand which teaching strategies were used by teachers in the literacy process during remote teaching in the pandemic period. The theoretical basis of this study focuses on the authors, Rosa (2020), Frigotto (2021), Lima, Almeida and Kfouri (2021), Libâneo, (2006, 2012 and 2015), Soares, (1999 and 2006), Kramer (1986) ), Ferreiro (1985), Freire (1988 and 1996), as well as official websites, which reflect on the pandemic period, as well as the teaching and learning process in remote teaching, in addition to contributing significantly to the understanding of the literacy process in view of the strategies adopted in the remote teaching period. Thus assisting in the research grounding process. As a result, the strategies used in remote teaching in the face of technological means were not able to contemplate everyone and ended up showing social inequality before society.
metadata.dc.subject.en: Education
Literacy
Remote teaching
COVID-19, Pandemic, 2020-
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 17-mar-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-22T15:27:54Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3247
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Tempos_pandemia_TCC_2022.pdf1,84 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.