Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3243
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | O declínio dos polinizadores como questão sóciocientífica no ensino de ciências naturais: uma abordagem freiriana |
metadata.dc.creator: | Jesus, Iago dos Anjos de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Aparecida da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Fabiana Rodrigues dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Rodrigo da Luz |
Citación : | JESUS, Iago dos Anjos de. O declínio dos polinizadores como questão sóciocientífica no ensino de ciências naturais: uma abordagem freiriana, Amargosa-BA. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho busca validar um material didático envolvendo a temática “declínio dos polinizadores” como uma Questão Sociocientifica no ensino de ciências naturais levando em consideração a perspectiva educacional de Paulo freire de maneira que possa evidenciar um novo olhar para o ensino. Desta forma o objetivo geral da pesquisa é elaborar e validar uma sequência didática a partir de uma questão sociocientífica sobre o declínio de polinizadores tendo como contexto a perspectiva CTSA e a pedagogia Freireana. Atendendo a esse processo foi ponderado o objetivo específico: A-Identificar as potencialidades e limitações da proposta didática para a formação crítica e reflexiva dos estudantes pelos professores da educação básica. As discussões acerca das abordagens que circunda a Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) leva a partir das Questões Sociocientificas (QSC) novas discussões e métodos a ser trabalhados dentro do Ensino de Ciências Naturais com problematizações e questionamentos acerca da atualidade vivida socialmente pelos educandos e no processo educacional. Este trabalho é de cunho qualitativo, atendendo um a pesquisa descritiva (descrevendo situações apresentadas) e ao mesmo tempo interpretativa baseado nas interpretações dos fatos coletados durante a pesquisa. Os resultados da pesquisa se deu de forma satisfatória, onde podemos apresentar, discutir e construir novos caminhos a partir dos elementos apresentados. Temas geradores como o declínio dos polinizadores, contribui para um olhar diferenciado dentro do ensino, trazendo para o centro do processo de aprendizagens os conhecimentos que secunda as QSC. O educador Paulo Freire aliado as QSC dento de uma discussão CTSA reflete um ensino que leve a formação destes sujeitos, tanto político, crítico, ideológica e de valores, capazes de intervir no mundo e transformá-los. |
Palabras clave : | Educação Pedagogia Práticas de ensino - Ciências Naturais Freire, Paulo, 1921-1997 |
Resumen : | This work seeks to validate a teaching material involving the theme "decline of pollinators" as a Socio-Scientific Question in the teaching of natural sciences, taking into account Paulo Freire's educational perspective in a way that can show a new look at teaching. Thus, the general objective of the research is to elaborate and validate a didactic sequence from a socio-scientific question about the decline of pollinators in the context of the CTSA perspective and the Freirean pedagogy. Given this process, the specific objective was considered: A-Identify the potential and limitations of the didactic proposal for the critical and reflective training of students by teachers of basic education. Discussions about the approaches that surround Science-Technology-Society-Environment (CTSA) take from the Socio-Scientific Questions (QSC) new discussions and methods to be worked within the Teaching of Natural Sciences with problematizations and questions about the present day socially lived by students and in the educational process. This work is of a qualitative nature, serving a descriptive research (describing situations presented) and at the same time interpretive based on the interpretations of the facts collected during the research. The research results were satisfactory, where we can present, discuss and build new paths from the presented elements. Generative themes such as the decline of pollinators, contribute to a different look at teaching, bringing the knowledge that supports the QSC to the center of the learning process. The educator Paulo Freire allied the QSC within a discussion CTSA reflects a teaching that leads to the formation of these subjects, both political, critical, ideological and values, capable of intervening in the world and transforming them. |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 15-mar-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-22T14:08:15Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3243 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Declínio_Polinizadores_Questão_TCC_2022.pdf | 6,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.