Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3242
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Paula Virlane da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T13:46:14Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T13:46:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paula Virlane da. A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3242 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a study on The Importance of Affectivity in the teaching-learning Process in the Early years of Elementary Education in a Public School in the Municipality of Amargosa/Ba.The research aims to verify the contribution of affectivity in the teaching and learning process in the early years of elementary school, based on texts deal whi the with the theme subject, and on the testimonies of the subjects, to reflect the contribution of the relationship between teacher and student in the teachinglearning process, understanding how learning takes place from this affective relationship. This is a and exploratory research, of a qualitative nature, carried out in a public school in the municipality of Amargosa/BA, with data collected through semistructured interviews. To analyze the responses, Bardin's content analysis was applied. The study emphasizes that, during a child's schooling, it is assumed that there are several interactions between teachers, students, colleagues and the school community in general, in which several aspects related to affectivity are present, allowing us to infer that the school must provide the student with a space for reflection on life in its entirety, contributing to the development of a critical and transforming awareness in students, in which the entire process associated with affectivity is conceived. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública no município de Amargosa/BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre A importância da Afetividade no Processo de Ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Pública no Município de Amargosa/Ba. A pesquisa tem por objetivo verificar a contribuição da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em textos que Tratam sobre o tema e nos depoimentos dos sujeitos, refletir a contribuição da relação entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem, entendendo de que modo acontece a aprendizagem a partir dessa relação afetiva. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, realizada em uma escola pública no município de Amargosa/BA, com dados coletados através de entrevista semiestruturada. Para a análise das respostas aplicou-se a análise de conteúdo de Bardin. O estudo ressalta que, durante a escolarização da criança, pressupõe-se a ocorrência de várias interações entre docentes, discentes, colegas e comunidade escolar em geral, nas quais diversos aspectos relacionados à afetividade estão presente, permitindo-nos inferir que a escola deve proporcionar ao aluno um espaço de reflexões sobre a vida em sua totalidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência critica e transformadora nos educandos, na qual se concebe todo o processo associado à afetividade. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Irenilson de Jesus | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Luana Patrícia Costa da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.en | Education | pt_BR |
dc.subject.en | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject.en | Elementary School | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Importância_Afetividade_Processo_TCC_2022.pdf | 366,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.