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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Gestão democrática e Educação do Campo: um estudo no contexto de São Miguel das Matas-BA
metadata.dc.creator: Paula, Edimeire Maia de
metadata.dc.contributor.advisor1: Meireles, Mariana Martins de
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Terciana Vidal
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Djeissom Silva
Citación : PAULA, Edimeire Maia de. Gestão democrática e Educação do Campo: um estudo no contexto de São Miguel das Matas-BA, Amargosa-BA. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo monográfico intitulado: “Gestão Democrática e Educação do Campo: um estudo no contexto de São Miguel das Matas – Ba” tem o objetivo de investigar processos relacionados a gestão escolar no contexto da Educação do/no Campo. Desse modo, apresenta uma reflexão a partir de dados que correspondem ao interstício de uma gestão do Poder Executivo Municipal (2017- 2020). Além desses dados, buscou-se informações, também, sobre o período de transição para uma nova gestão ocorrida em 2021, observando os impactos dessa estrutura na gestão de escolas do campo. Esta pesquisa tem relevância por estudar aspectos presentes no contexto educacional das Escolas do Campo do município de São Miguel das Matas-Ba, tal temática torna-se importante em função da relação que se estabelece entre os princípios da educação do campo e os pressupostos da gestão democrática. Nesse contexto, buscou-se com este trabalho responder o seguinte problemas de pesquisa: De que modo se organiza e se efetiva a gestão das escolas do campo no município de São Miguel das MatasBA? Para tanto, organizou-se os seguintes objetivos: 1) Investigar como se organiza e se efetiva a gestão das escolas do campo no município de Sao Miguel das Matas-BA; 2) Mapear aspectos e informações em relação as escolas do campo e suas respectivas equipes gestoras; 3) Analisar em que medida as formas de organização da gestão das escolas do campo se aproximam ou se distanciam dos princípios defendidos pela gestão democrática. No decorrer da investigação, chegou-se a compreensão que há limites para exercício da gestão democrática no contexto em estudo, apontando para as possibilidade de desenvolver uma gestão democrática através de ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação efetiva de todos que fazem parte da escola. Desta forma, podemos inferir que a gestão é extremamente importante para uma gerência do contexto educacional, cujos precedentes históricos anunciam distancia entre demandas educacionais e contextos sociais. Todavia, com lutas e viabilização com atores sociais envolvidos no contexto educacional, ganham-se forças os modelos democráticos de gestão, sendo essa, uma perspectiva interessante para defesa do projeto da Educação do/no Campo. Ademais, torna-se urgente refletir e efetivar um modelo de gestão democrática nas escolas do campo, uma vez que, os princípios da educação do campo defende que se fortaleça as relações entre escola e comunidade, entre sujeitos e seus processos formativos.
Palabras clave : Educação do Campo
Pedagogia
Gestão escolar
Gestão democrática
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 18-mar-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-22T13:24:23Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3241
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