Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Nutrição - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Anna Victória Mota-
dc.date.accessioned2024-07-18T19:11:44Z-
dc.date.available2024-07-18T19:11:44Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, Anna Victória Mota. Consumidores de carne bovina: percepções e expectativas sobre higiene e risco. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3212-
dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado em formato de artigo, foi elaborado conforme as normas da revista Research, Society and Development com qualis A3.pt_BR
dc.description.abstractObjective: It is known that consumer behavior is influenced by many variables, external and internal, which determine the purchasing criteria for purchasing products. This study aims to understand consumer expectations in relation to hygiene, quality and risks associated with the acquisition of beef. Methodology: study carried out between February and March 2019, the method adopted was quantitative and exploratory, with interviews carried out at the street market in Santo Antônio de Jesus – BA. Data collection was carried out using a semi-structured instrument developed with the aim of identifying the consumer profile as well as understanding how the gender variable interferes in the choice of products. Results: revealed that the majority of consumers have low income (58.6%), education level up to complete secondary education (36.9%), predominantly women (57.7%). The frequency of beef consumption varied between genders, with men being more frequent consumers. Price was a crucial factor when choosing meat, and female consumers were more concerned about costs. Conclusion: Finally, it was realized that customers have limited knowledge about hygiene and risks. The lack of concern with hygiene criteria suggests that fairgoers are less demanding and have a low level of education. The study highlights the importance of educating the population about food safety, proposing actions in schools and health events to promote a change in consumer behavior in relation to meat purchased at the fair.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerfil dos consumidorespt_BR
dc.subjectFeira livrept_BR
dc.subjectSegurança Alimentarpt_BR
dc.titleConsumidores de carne bovina: percepções e expectativas sobre higiene e riscopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Sabe-se que, o comportamento do consumidor é influenciado por muitas variáveis, externas e internas, que determinam os critérios de compra para aquisição dos produtos, este estudo tem como objetivo compreender as expectativas dos consumidores em relação à higiene, qualidade e riscos associados à aquisição de carne bovina. Metodologia: estudo realizado entre fevereiro e março de 2019, o método adotado foi quantitativo e exploratório, com entrevistas realizadas na feira livre de Santo Antônio de Jesus – BA. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento semiestruturado desenvolvido com o intuito de identificar o perfil do consumidor bem como entender como a variável sexo interfere na escolha dos produtos. Resultados: revelaram que a maioria dos consumidores têm baixa renda (58,6%), nível de escolaridade até o ensino médio completo (36,9%), predominantemente mulheres (57,7%). A frequência de consumo de carne bovina variava entre os gêneros, sendo os homens consumidores mais assíduos. O preço foi um fator crucial na escolha da carne, e os consumidores femininos mostravam maior preocupação com os custos. Conclusão: Por fim percebeu-se que os clientes possuem conhecimento limitado sobre higiene e riscos. A falta de preocupação com critérios de higiene sugere que os frequentadores da feira são menos exigentes e têm baixo nível de escolaridade. O estudo destaca a importância de educar a população sobre segurança alimentar, propondo ações em escolas e eventos de saúde para promover uma mudança no comportamento dos consumidores em relação à carne adquirida na feira.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Vidal Júnior, Permínio Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.subject.enConsumer profilept_BR
dc.subject.enFree marketpt_BR
dc.subject.enFood securitypt_BR
dc.subject.esPerfil del consumidorpt_BR
dc.subject.esMercado librept_BR
dc.subject.esSeguridad alimentariapt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: Se sabe que el comportamiento del consumidor está influenciado por muchas variables, externas e internas, que determinan los criterios de compra de los productos, este estudio tiene como objetivo comprender las expectativas del consumidor en relación a la higiene, la calidad y los riesgos asociados a la adquisición de carne vacuna. Metodología: estudio realizado entre febrero y marzo de 2019, el método adoptado fue cuantitativo y exploratorio, con entrevistas realizadas en el mercado callejero de Santo Antônio de Jesus – BA. La recolección de datos se realizó mediante un instrumento semiestructurado desarrollado con el objetivo de identificar el perfil del consumidor así como comprender cómo la variable género interfiere en la elección de productos. Resultados: revelaron que la mayoría de los consumidores tienen bajos ingresos (58,6%), nivel educativo hasta secundaria completa (36,9%), predominantemente mujeres (57,7%). La frecuencia del consumo de carne vacuna varió entre géneros, siendo los hombres los consumidores más frecuentes. El precio era un factor crucial a la hora de elegir la carne y las consumidoras estaban más preocupadas por los costes. Conclusión: Finalmente, se observó que los clientes tienen conocimientos limitados sobre higiene y riesgos. La falta de preocupación por los criterios de higiene sugiere que los asistentes a la feria son menos exigentes y tienen un bajo nivel educativo. El estudio destaca la importancia de educar a la población sobre la seguridad alimentaria, proponiendo acciones en escuelas y eventos de salud para promover un cambio en el comportamiento del consumidor en relación a la carne comprada en la feria.pt_BR
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