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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Especialização
Titre: O campo da educação museal: possibilidades e desafios para o levantamento de informações e construção de indicadores
metadata.dc.creator: Nascimento, Mona Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis , Paula Félix dos
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Mariella Pitombo
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Carmem Lúcia Castro
Référence bibliographique: NASCIMENTO, Mona Ribeiro. O campo da Educação Museal: possibilidades e desafios para o levantamento de informações e construção de indicadores. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Política e Gestão Cultural) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo objetiva analisar os recentes esforços empreendidos para o levantamento de informações no campo da educação museal brasileira com vistas à produção de indicadores. Para isso refletimos sobre a importância do uso de indicadores na elaboração e implementação de políticas públicas, traçamos um panorama histórico das políticas públicas de museus no Brasil desde a década de 1930 até a contemporaneidade, rememoramos as pesquisas já realizadas no campo dos museus e discutimos a metodologia de levantamento de informações utilizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a partir da análise de dois questionários elaborados e parcialmente aplicados nesse processo. A partir dessas reflexões, acreditamos que, apesar de ainda haver um longo caminho a se trilhar em busca de informações e indicadores para a educação museal, as iniciativas que estão em andamento apontam para caminhos animadores.
Mots-clés: Educação museal
Política Nacional de Educação Museal (PNEM)
Políticas públicas - Museus
Museus - Educação
Résumé: This article aims to analyze the recent efforts undertaken to gather information in the field of Brazilian museum education with a view to producing indicators. For this we reflect on the importance of the use of indicators in the elaboration and implementation of public policies, we draw a historical panorama of the museums public policies Brazil from the decade of 1930 until the contemporaneity, we recall the research already accomplished in the field of the museums and we discuss the methodology of information gathering used by the Brazilian Institute of Museums - Ibram from the analysis of two questionnaires elaborated and partially applied in this process. From these reflections, we believe that, although there is still a long way to go in search of information and indicators for museum education, the initiatives that are underway point to encouraging paths.
metadata.dc.subject.en: Museal Education
Política Nacional de Educação Museal (PNEM)
Public policies - Museums
Museums - Education
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Políticas e Gestão Cultural
Date de publication: 13-déc-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-05-28T17:54:44Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3159
Collection(s) :CECULT - Especialização em Políticas e Gestão Cultural - TCC

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