Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CECULT - Especialização em Políticas e Gestão Cultural - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Mona Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-05-28T17:54:44Z-
dc.date.available2024-05-28T17:54:44Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Mona Ribeiro. O campo da Educação Museal: possibilidades e desafios para o levantamento de informações e construção de indicadores. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Política e Gestão Cultural) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3159-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the recent efforts undertaken to gather information in the field of Brazilian museum education with a view to producing indicators. For this we reflect on the importance of the use of indicators in the elaboration and implementation of public policies, we draw a historical panorama of the museums public policies Brazil from the decade of 1930 until the contemporaneity, we recall the research already accomplished in the field of the museums and we discuss the methodology of information gathering used by the Brazilian Institute of Museums - Ibram from the analysis of two questionnaires elaborated and partially applied in this process. From these reflections, we believe that, although there is still a long way to go in search of information and indicators for museum education, the initiatives that are underway point to encouraging paths.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musealpt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Educação Museal (PNEM)pt_BR
dc.subjectPolíticas públicas - Museuspt_BR
dc.subjectMuseus - Educaçãopt_BR
dc.titleO campo da educação museal: possibilidades e desafios para o levantamento de informações e construção de indicadorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo objetiva analisar os recentes esforços empreendidos para o levantamento de informações no campo da educação museal brasileira com vistas à produção de indicadores. Para isso refletimos sobre a importância do uso de indicadores na elaboração e implementação de políticas públicas, traçamos um panorama histórico das políticas públicas de museus no Brasil desde a década de 1930 até a contemporaneidade, rememoramos as pesquisas já realizadas no campo dos museus e discutimos a metodologia de levantamento de informações utilizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a partir da análise de dois questionários elaborados e parcialmente aplicados nesse processo. A partir dessas reflexões, acreditamos que, apesar de ainda haver um longo caminho a se trilhar em busca de informações e indicadores para a educação museal, as iniciativas que estão em andamento apontam para caminhos animadores.pt_BR
dc.degree.levelEspecializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis , Paula Félix dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312655910916760pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Mariella Pitombo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018414722589738pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Carmem Lúcia Castro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas e Gestão Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.subject.enMuseal Educationpt_BR
dc.subject.enPolítica Nacional de Educação Museal (PNEM)pt_BR
dc.subject.enPublic policies - Museumspt_BR
dc.subject.enMuseums - Educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CECULT - Especialização em Políticas e Gestão Cultural - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Campo_Educação_Museal_TCC_2019.pdf947,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.