Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3154
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Visões de inclusão? os itinerários de crianças com deficiência na escola na perspectiva das famílias
metadata.dc.creator: Rocha, Manoela dos Reis da
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Silvia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Ávila, Heleni Duarte Dantas de
metadata.dc.contributor.referee2: Godinho, Luís Flávio Reis
Référence bibliographique: ROCHA, Manoela dos Reis da. Visões de inclusão? os itinerários de crianças com deficiência na escola na perspectiva das famílias. 94 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A educação para as crianças com deficiência numa perspectiva inclusiva constitui ainda um desafio no cotidiano para estas e para as suas famílias. O presente trabalho aborda as perspectivas e visões dos itinerários familiares em relação aos desafios enfrentados por crianças com deficiência ao acesso e permanência no ensino público regular na zona rural de um município do recôncavo da Bahia. A partir da questão “quais as perspectivas e visões dos itinerários familiares em relação aos desafios enfrentados por crianças com deficiência ao acesso e permanência no ensino público regular na zona rural de um município do recôncavo da Bahia?” buscou-se: a) Descrever o perfil socioeconômico de Crianças com Deficiências residentes na Zona Rural do Município; b) Discutir a política de Educação Inclusiva no Brasil, na Bahia e no Município em estudo e; c) Verificar se o processo de Implementação da política de Educação inclusiva está sendo efetuado no Município. A metodologia utilizada empregou pesquisas bibliográfica e documental, além do estudo de campo operacionalizado através de entrevistas com familiares de crianças com deficiência inseridas na escola. Os dados apresentados apontaram que o município em estudo não possui legislação referente à inclusão educacional de pessoas com deficiência, e que, necessita de ações que dêem mais enfoque a questão da inclusão não apenas na perspectiva do acesso, mas principalmente da permanência.
Mots-clés: Escola do campo
Família
Criança com deficiência
Educação inclusiva
Résumé: Education for children is subject to an inclusive perspective and is still a non-daily challenge for them and their families. The control of access and permanence in regular public education in the rural area of a municipality in the Bahia state. From the perspective of education systems in relation to the challenges faced by children with disabilities to access and stay in regular public education in the rural area of a municipality in the Brazilian state of Bahia? "It was sought: a) To describe the socioeconomic profile of children with disabilities in the Rural Area of the Municipality; b) To discuss the policy of inclusive education in Brazil, Bahia and in the Municipality under study; c) Verify that the process of implementation of inclusive policies is being carried out in the Municipality. A method of the knowledge has a document research and research studies in the students with clinical insertions in school. The data pointed out by the city under study do not present legislation regarding the inclusion of people with disabilities, but actions are needed to promote actions that make the issue of inclusion more emphatic, not only in terms of access, but mainly of permanence.
metadata.dc.subject.en: School of the countryside
Family
Children with disabilities
Inclusive Education
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Date de publication: 18-mar-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3154
Collection(s) :CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Visoes_Inclusao_Itinerarios_TCC_2019.pdf966,64 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.