Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Manoela dos Reis da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-15T17:54:54Z | - |
dc.date.available | 2024-03-15T17:54:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-18 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Manoela dos Reis da. Visões de inclusão? os itinerários de crianças com deficiência na escola na perspectiva das famílias. 94 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3154 | - |
dc.description.abstract | Education for children is subject to an inclusive perspective and is still a non-daily challenge for them and their families. The control of access and permanence in regular public education in the rural area of a municipality in the Bahia state. From the perspective of education systems in relation to the challenges faced by children with disabilities to access and stay in regular public education in the rural area of a municipality in the Brazilian state of Bahia? "It was sought: a) To describe the socioeconomic profile of children with disabilities in the Rural Area of the Municipality; b) To discuss the policy of inclusive education in Brazil, Bahia and in the Municipality under study; c) Verify that the process of implementation of inclusive policies is being carried out in the Municipality. A method of the knowledge has a document research and research studies in the students with clinical insertions in school. The data pointed out by the city under study do not present legislation regarding the inclusion of people with disabilities, but actions are needed to promote actions that make the issue of inclusion more emphatic, not only in terms of access, but mainly of permanence. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Criança com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Visões de inclusão? os itinerários de crianças com deficiência na escola na perspectiva das famílias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação para as crianças com deficiência numa perspectiva inclusiva constitui ainda um desafio no cotidiano para estas e para as suas famílias. O presente trabalho aborda as perspectivas e visões dos itinerários familiares em relação aos desafios enfrentados por crianças com deficiência ao acesso e permanência no ensino público regular na zona rural de um município do recôncavo da Bahia. A partir da questão “quais as perspectivas e visões dos itinerários familiares em relação aos desafios enfrentados por crianças com deficiência ao acesso e permanência no ensino público regular na zona rural de um município do recôncavo da Bahia?” buscou-se: a) Descrever o perfil socioeconômico de Crianças com Deficiências residentes na Zona Rural do Município; b) Discutir a política de Educação Inclusiva no Brasil, na Bahia e no Município em estudo e; c) Verificar se o processo de Implementação da política de Educação inclusiva está sendo efetuado no Município. A metodologia utilizada empregou pesquisas bibliográfica e documental, além do estudo de campo operacionalizado através de entrevistas com familiares de crianças com deficiência inseridas na escola. Os dados apresentados apontaram que o município em estudo não possui legislação referente à inclusão educacional de pessoas com deficiência, e que, necessita de ações que dêem mais enfoque a questão da inclusão não apenas na perspectiva do acesso, mas principalmente da permanência. | pt_BR |
dc.degree.level | Bacharelado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Silvia de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1 | Ávila, Heleni Duarte Dantas de | - |
dc.contributor.referee2 | Godinho, Luís Flávio Reis | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.en | School of the countryside | pt_BR |
dc.subject.en | Family | pt_BR |
dc.subject.en | Children with disabilities | pt_BR |
dc.subject.en | Inclusive Education | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Visoes_Inclusao_Itinerarios_TCC_2019.pdf | 966,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.