Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3154
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.creatorRocha, Manoela dos Reis da-
dc.date.accessioned2024-03-15T17:54:54Z-
dc.date.available2024-03-15T17:54:54Z-
dc.date.issued2019-03-18-
dc.identifier.citationROCHA, Manoela dos Reis da. Visões de inclusão? os itinerários de crianças com deficiência na escola na perspectiva das famílias. 94 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3154-
dc.description.abstractEducation for children is subject to an inclusive perspective and is still a non-daily challenge for them and their families. The control of access and permanence in regular public education in the rural area of a municipality in the Bahia state. From the perspective of education systems in relation to the challenges faced by children with disabilities to access and stay in regular public education in the rural area of a municipality in the Brazilian state of Bahia? "It was sought: a) To describe the socioeconomic profile of children with disabilities in the Rural Area of the Municipality; b) To discuss the policy of inclusive education in Brazil, Bahia and in the Municipality under study; c) Verify that the process of implementation of inclusive policies is being carried out in the Municipality. A method of the knowledge has a document research and research studies in the students with clinical insertions in school. The data pointed out by the city under study do not present legislation regarding the inclusion of people with disabilities, but actions are needed to promote actions that make the issue of inclusion more emphatic, not only in terms of access, but mainly of permanence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectCriança com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleVisões de inclusão? os itinerários de crianças com deficiência na escola na perspectiva das famíliaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação para as crianças com deficiência numa perspectiva inclusiva constitui ainda um desafio no cotidiano para estas e para as suas famílias. O presente trabalho aborda as perspectivas e visões dos itinerários familiares em relação aos desafios enfrentados por crianças com deficiência ao acesso e permanência no ensino público regular na zona rural de um município do recôncavo da Bahia. A partir da questão “quais as perspectivas e visões dos itinerários familiares em relação aos desafios enfrentados por crianças com deficiência ao acesso e permanência no ensino público regular na zona rural de um município do recôncavo da Bahia?” buscou-se: a) Descrever o perfil socioeconômico de Crianças com Deficiências residentes na Zona Rural do Município; b) Discutir a política de Educação Inclusiva no Brasil, na Bahia e no Município em estudo e; c) Verificar se o processo de Implementação da política de Educação inclusiva está sendo efetuado no Município. A metodologia utilizada empregou pesquisas bibliográfica e documental, além do estudo de campo operacionalizado através de entrevistas com familiares de crianças com deficiência inseridas na escola. Os dados apresentados apontaram que o município em estudo não possui legislação referente à inclusão educacional de pessoas com deficiência, e que, necessita de ações que dêem mais enfoque a questão da inclusão não apenas na perspectiva do acesso, mas principalmente da permanência.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Silvia de Oliveira-
dc.contributor.referee1Ávila, Heleni Duarte Dantas de-
dc.contributor.referee2Godinho, Luís Flávio Reis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.enSchool of the countrysidept_BR
dc.subject.enFamilypt_BR
dc.subject.enChildren with disabilitiespt_BR
dc.subject.enInclusive Educationpt_BR
Collection(s) :CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Visoes_Inclusao_Itinerarios_TCC_2019.pdf966,64 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.