Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Formação de profissionais para atuar na Assistência Social: análise do Plano Estadual de Educação Permanente na Bahia
Autor(es): Andrade, Jessica Cerqueira de
Orientador(a): Santana, Inayara Oliveira de
Membro(a) da banca: Santos, Luane Neves
Membro(a) da banca: Rodrigues, Quitéria
Referência: ANDRADE, Jessica Cerqueira de. Formação de profissionais para atuar na Assistência Social: análise do Plano Estadual de Educação Permanente na Bahia. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa exploratória de caráter documental que visa investigar se o Plano Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social da Bahia (PEEP/SUAS/BA) contempla referenciais teórico-metodológicos e ético-políticos convergentes com princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (PNEP/SUAS). A análise se deu em dois momentos: a leitura do PEEP/SUAS/BA buscando identificar convergências com os princípios e diretrizes da PNEP/SUAS e da PNAS, seguida da reunião das informações e análise do plano a partir de 3 blocos: fundamentos políticos e pedagógicos; fundamentos metodológicos; e percursos formativos. Observou-se que o plano reflete em seu texto os marcos legais e normativos da PNAS e PNEP/SUAS defendendo que as ações de educação permanente estejam pautadas nos processos de trabalho e no diagnóstico de cada território onde serão implementadas. De modo geral, o plano está alinhado com as políticas públicas e busca responder às demandas formativas dos profissionais, a consolidação da rede de proteção social e a implantação de uma cultura da educação permanente no Estado da Bahia.
Palavras-chave: Educação permanente
Psicologia
Assistência social
Políticas sociais
Resumo em inglês: This work is an exploratory documental research that aims to investigate whether the State Plan for Permanent Education of the Single Social Assistance System of Bahia (PEEP/SUAS/BA) includes theoretical-methodological and ethical-political references that converge with the principles and guidelines of the National Social Assistance System (PNAS) and the National Policy for Permanent Education of the Unified Social Assistance System (PNEP/SUAS). The analysis took place in two stages: the reading of PEEP/SUAS/BA seeking to identify convergences with the principles and guidelines of the PNEP/SUAS and the PNAS, followed by the gathering of information and analysis of the plan from 3 blocks: political and pedagogical; methodological foundations; and training paths. It was observed that the plan reflects in its text the legal and normative frameworks of PNAS and PNEP/SUAS, advocating that continuing education actions are guided by the work processes and diagnosis of each territory where they will be implemented. In general, the plan is aligned with public policies and seeks to respond to the training demands of professionals, the consolidation of the social protection network and the implementation of a culture of permanent education in the State of Bahia.
Palavras-chave em inglês: Continuing education
Psychology
Social assistance
Social policy
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 2-Ago-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Tipo de acesso: Acesso Restrito
Acesso Disponível em: 2024-08-02
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3101
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Formacao_Profissionais_Atuar_TCC_2022.pdf
  Acesso Restrito até 2024-08-01
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