Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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dc.creatorAndrade, Jessica Cerqueira de-
dc.date.accessioned2024-03-04T19:23:36Z-
dc.date.available2024-08-02-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationANDRADE, Jessica Cerqueira de. Formação de profissionais para atuar na Assistência Social: análise do Plano Estadual de Educação Permanente na Bahia. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3101-
dc.description.abstractThis work is an exploratory documental research that aims to investigate whether the State Plan for Permanent Education of the Single Social Assistance System of Bahia (PEEP/SUAS/BA) includes theoretical-methodological and ethical-political references that converge with the principles and guidelines of the National Social Assistance System (PNAS) and the National Policy for Permanent Education of the Unified Social Assistance System (PNEP/SUAS). The analysis took place in two stages: the reading of PEEP/SUAS/BA seeking to identify convergences with the principles and guidelines of the PNEP/SUAS and the PNAS, followed by the gathering of information and analysis of the plan from 3 blocks: political and pedagogical; methodological foundations; and training paths. It was observed that the plan reflects in its text the legal and normative frameworks of PNAS and PNEP/SUAS, advocating that continuing education actions are guided by the work processes and diagnosis of each territory where they will be implemented. In general, the plan is aligned with public policies and seeks to respond to the training demands of professionals, the consolidation of the social protection network and the implementation of a culture of permanent education in the State of Bahia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectPolíticas sociaispt_BR
dc.titleFormação de profissionais para atuar na Assistência Social: análise do Plano Estadual de Educação Permanente na Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa exploratória de caráter documental que visa investigar se o Plano Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social da Bahia (PEEP/SUAS/BA) contempla referenciais teórico-metodológicos e ético-políticos convergentes com princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (PNEP/SUAS). A análise se deu em dois momentos: a leitura do PEEP/SUAS/BA buscando identificar convergências com os princípios e diretrizes da PNEP/SUAS e da PNAS, seguida da reunião das informações e análise do plano a partir de 3 blocos: fundamentos políticos e pedagógicos; fundamentos metodológicos; e percursos formativos. Observou-se que o plano reflete em seu texto os marcos legais e normativos da PNAS e PNEP/SUAS defendendo que as ações de educação permanente estejam pautadas nos processos de trabalho e no diagnóstico de cada território onde serão implementadas. De modo geral, o plano está alinhado com as políticas públicas e busca responder às demandas formativas dos profissionais, a consolidação da rede de proteção social e a implantação de uma cultura da educação permanente no Estado da Bahia.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Inayara Oliveira de-
dc.contributor.referee1Santos, Luane Neves-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Quitéria-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.enContinuing educationpt_BR
dc.subject.enPsychologypt_BR
dc.subject.enSocial assistancept_BR
dc.subject.enSocial policypt_BR
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