Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3000
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : “Eles/as vão sem eira nem beira”: efeitos e motivações do êxodo rural da juventude do campo do povoado de Alto Alegre - Santanópolis/BA
metadata.dc.creator: Cerqueira, Ricardo Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Maíra Lopes dos
metadata.dc.contributor.referee2: Rios, Kássia Aguiar Norberto
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Pedro Cerqueira
Citación : CERQUEIRA, Ricardo Alves. “Eles/as vão sem eira nem beira”: efeitos e motivações do êxodo rural da juventude do campo do povoado de Alto Alegre - Santanópolis/BA, Amargosa-BA. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as implicações do êxodo rural jovem no desenvolvimento territorial do campo em Santanópolis - Ba. Inicialmente, buscou-se compreender a educação do campo e as implicações do êxodo rural da juventude, com vista a pensar o papel dessa educação diante do movimento tão perverso do esvaziamento da população nas comunidades rurais. A metodologia segue a abordagem de pesquisa qualitativa, com a utilização de instrumentos, como: revisão de literatura, observação sistemática e participante, além de entrevistas semiestruturadas, trazendo à tona a história de vida de jovens atores sociais. Nessa perspectiva, observou-se os efeitos e motivações do êxodo rural da juventude do campo do povoado de Alto AlegreSantanópolis - BA, a partir de seis jovens, com idade entre 18 e 29 anos que, atualmente, residem nas capitais dos Estados: Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Como resultados, suscitou-se reflexões sobre a escola enquanto instituição que pode dialogar, propor e acompanhar as necessidades da comunidade em que está inserida, buscando promover e entender as especificidades dos filhos dos camponeses e camponesas, através do acesso à educação contextualizada, isto é, capaz de transcender os muros das escolas. Para além disso, notou-se a necessidade de se criar estratégias para diminuir esse fenômeno do êxodo rural, sobretudo, a partir de um elo entre o poder público e as comunidades, as organizações sociais e as famílias, priorizando a ação da Educação do Campo.
Palabras clave : Educação do Campo
Êxodo rural
Juventude do campo
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 15-mar-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3000
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Eira_Nem_Beira_TCC_2022.pdf840,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.